Dica - Solução temporária para problemas extensão do Firefox

Pessoal, o Firefox esses dias teve um problema com o certificado de verificação das extensões. Não foram todos os usuários afetados. Porém, algumas pessoas, como eu, tiveram suas extensões desativadas automaticamente pelo navegador. Segundo a Mozilla foi um certificado que expirou e eles já estão trabalhando para consertar isso.

Se não quer mudar de navegador ou ficar sem as extensões até consertarem esse probleminha, vai uma dica. Abra o “about:config” e procure pela linha “xpinstall.signatures.required” dê dois cliques e mude de “true” para “false”.

Pronto, você terá uma solução temporária para esse pequeno problema. Logo, logo eles consertam isso, então, assim que o problema for solucionado, lembre-se de voltar no about:config e retornar a opção para “true”. Basicamente, o que você desabilitou é a verificação de segurança das extensões, então, não é bom deixar desativado se você está sempre instalando extensões. Lembrem-se, essa é uma solução temporária, depois é MUITO importante que você retorne a configuração padrão.

2 curtidas

Valeu aconteceu isso no meu cel nunca imaginaria que seria algo da própria Mozila pensei que só era comigo :rofl::rofl::rofl:

1 curtida

A Mozilla parece estar indo por ladeira abaixo; muitas decisões “equivocadas”.

Enquanto a Google apresenta um Browser polido (digo, simples de usar); a Mozilla insiste em deixar várias rebarbas no Firefox (muitas delas persistem até hoje).

O Firefox OS (para celulares e TV) foi outra bola fora, que afundou antes do lançamento comercial. Depois me aparece com essa história de Firefox Quantum (que tal se preocupar com o produto principal!?).

E o “instalador” para os usuários Linux, disponível no site é piada; eu mesmo, leveu meses para entender o que deveria fazer com aquilo. Será tão difícil liberar um deb/rpm assim? Se querem executável, o AppImage é mais fácil ainda.

Se o Firefox não começar a pegar ventos favoráveis, irá afundar no esquecimento. Pois a cada ano, vem perdendo muitos usuários - não que o produto da Mozilla seja ruim, mas a concorrência entrega opções melhores.

No Google Trend, tem o demostrativo na queda de interesse pelo Firefox:

O estranho é que há um tempo atrás quando eu acessava o site de download aparecia as opções de .deb e .rpm e .tar.gz e esses dias fiquei surpreso por ela não estar mais disponibilizando nesses formatos :slightly_frowning_face:

Não sabia disso. Sei lá, faz meses q tá o tar.gz lá como “instalador”; não é de pouco tempo.

Depois reclamam que o Chrome é largamente usado… Kkkkkk

@anon48034656

Não criei o tópico com o intuito de ser guerra de navegadores. Apenas para ajudar quem teve esse problema das extensões no FF.

Navegador cada um usa o que mais te agrada e se adequá a suas necessidades. Se gosta do Opera, Vivaldi, Chromium, Chrome, Falkon, Midori, Otter, Min, SeaMonkey, Safari Links, eLinks etc. use o que gostar mais e seja feliz, uai. Não entendo essa mania que o povo tem de querer ficar discutindo essas coisas toda hora, isso não leva a lugar nenhum.

@Keviny pois é, tem um tempo que não tem o FF em binário no site. Não me lembro de nenhuma distribuição que não tenha o FF nos repositórios. Quase sempre dá para instalar pelo gerenciador de pacotes da distribuição que está usando.

Porém, se você baixar o tar.gz e descompactar na pasta /opt e der permissão ao seu usuário padrão sobre a pasta do FF, ele passa a atualizar sozinho. É só ir no menu ajuda/sobre o firefox e esperar ele verificar se tem novas versões. Lembro que funcionava assim. Vou testar aqui e depois te falo se ainda está funcionando desse modo.

1 curtida

Como disse, esse passo-a-passo de instalação não existe em outros navegadores. E algumas distribuições, não tem a última versão do Firefox… Por isso, a opção do site se torna a única para ter a última versão.

E esse negócio do certificado, é outra bola fora da Mozilla - descuido muito básico. Isso me preocupa! Espero que a empresa acerte a mão em seus produtos e não feche as portas.

1 curtida

@Keviny testei aqui. Se quiser, dá para fazer como mencionei na resposta acima. Agora, se você simplesmente extrair o conteúdo do navegador em uma pasta qualquer ele vai funcionar sem problemas, porém, em ambas as formas, você terá que criar uma entrada manual no menu (mas isso é fácil de fazer) e, no segundo caso, ele não vai, obviamente, atualizar sozinho, tem que baixar de novo a próxima versão.

Ah, claro, se quiser pode usar Snap, AppImage etc.

1 curtida

Pessoal, já saiu a correção. Então, quem usou essa solução temporária, pode mudar o valor da linha para “true” novamente.

1 curtida