[Dica] Softwares Open Source Para Estudantes e Profissionais da Geografia

Conversando com alguns ex-companheiros de curso (eu cursava Geografia até que mudei de curso), obtive informações dos programas que precisam utilizar para estudo/trabalho e procurei por alternativas open source. Cheguei nos seguintes resultados:

• OSGeoLive - uma distro baseada em Lubuntu, que permite que você experimente uma ampla variedade de softwares geoespaciais de código aberto sem instalar nada. É composto inteiramente de software livre, permitindo que seja distribuído livremente, duplicado e repassado. Ele fornece aplicativos pré-configurados para uma variedade de casos de uso geoespaciais, incluindo armazenamento, publicação, visualização, análise e manipulação de dados. Também contém conjuntos de dados e documentação de amostra;

• IpeaGEO - software de estatísticas e de georreferenciamento. Além de possuir diversas ferramentas econométricas, também permite a aplicação de análises que utilizam estatística espacial. O software disponibiliza bases de dados como, por exemplo, censos e IDH que o usuário pode adaptar às regiões do território nacional;

• IraMuTeQ - (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) é um software livre ligado ao pacote estatístico R para análises de conteúdo, lexicometria e análise do discurso (usado em análises de pesquisa qualitativa);

• OpenStreetMap (acesso via navegador)– mapa do mundo;

• Qgis – visualização, edição e análise de dados georreferenciados.

3 Curtidas

Também sou estudante de geográfia (não sei também se continuo o curso), mas dentre os softwares até agora só usei um pouco de Qgis mesmo. E esse IpeaGeo considera util ao geomarketing?

Pode ser útil sim, mas não é uma ferramenta própria para tal finalidade.

Me arrependo de ter mudado de curso, pq não era ruim e só faltaria 1 ano pra me formar.

Sabe de algum software pra tal finalidade?

Artigo da ClickGeo (cursos de geotecnologias) sobre o gvSIG
Wiki do software
Site do software

1 Curtida