[DICA] Plasma leva a Área de Trabalho ao próximo nível

Para os usuários hardcore de Windows, provavelmente vão lembrar do Stardock Fences agora, que permite fazer basicamente a mesma coisa. Essa dica também é para quem está começando no KDE Plasma e fica perdido no meio de tanta customização. Hoje vou mostrar algo bem bacana que pode ser feito com o Folder View do Plasmashell.

Essa configuração que vocês estão vendo usa quatro widgets (também chamados de plasmóides) chamados Folder View. Eles mostram o conteúdo de uma pasta dentro de um widget. Se colocar vários Folder Views, vai lembrar bastante do Stardock Fences, uma das ferramentas para a área de trabalho do Windows.

Naturalmente, o Desktop do Plasmashell já faz uso de um Folder View mas não em forma de widget. Esse é widget mesmo.

E caso estejam curiosos, é possível ocultar os ícones da área de trabalho para usar só widgets Folder View se for nas configurações do desktop, ir em localização e optar por “Files linked to the current activity” em qualquer versão do Plasma.

Como a minha é o 5.17.80 (Alpha do 5.18), existe outra opção que é trocar o Layout para Desktop containment

E galera, eu sei que prometi fazer uma série de vídeos mostrando como customizar o Plasma mas acaba que eu teria de fazer sem gravar minha voz por causa de um erro de fábrica que o meu headset tem ou gravar o áudio separadamente com o celular, o que acaba sendo complicado já que o prédio onde eu moro fica do lado de indústria, então tem barulho o tempo todo. Para compensar, vou postar periodicamente aqui algumas dicas de customização. Espero que possam me perdoar.

8 Curtidas

Muito bom, já usei muito o fences no windows e nuca tinha visto algo parecido no linux.

1 Curtida