(DICA) Pjecalc no Ubuntu rodando nativo sem wine e nem Virtual Machine

Olá pessoal,

Essa é minha primeira postagem aqui no fórum.

Eu pesquisei aqui outros posts sobre como rodar o Pje-calc, sistema de cálculos trabalhistas da Justiça do Trabalho, e vi que ou estão rodando via wine, ou então usando Manjaro ou BigLinux.

Bom, dei uma lida nos scripts de instalação do Pje-Calc no BigLinux que o Bruno Gonçalves publicou em GitHub - biglinux/pjecalc-instalador e vi que a instalação é simples e o Pje-Calc pode rodar nativamente em qualquer Linux, pois é uma aplicação Java.

Pra rodar no Ubuntu, instale o Java, e você irá precisar também do descompactador p7zip pra descompactar o arquivo .exe. Pra instalá-los, só rodar o comando abaixo:

sudo apt-get install openjdk-8-jdk openjdk-8-jre p7zip p7zip-full

Não sei se precisava instalar os dois openjdk, ou se somente um deles servia. Como o script do Bruno Gonçalves indica como dependência o jre8-openjdk, na dúvida instalei os dois.

Fui então no site do TRT8 e baixei a versão 64 bits do Pje-Calc

https://www.trt8.jus.br/pjecalc-cidadao/instalando-o-pje-calc-cidadao

Descompactei o arquivo .exe usando o seguinte comando

7z x pjecalc-2.13.0-instalador-x64.exe

Com isso será criada uma pasta chamada “pjecalc-windows64-2.13.0”, movi ela para minha pasta HOME.

Dentro desta pasta, se quiser, dê uma lida no arquivo iniciarPjeCalc.bat, abrindo via gedit ou cat, nele estão escritas as variáveis para executar a aplicação Java. Estará escrito algo como:

@echo
set local=%~dp0
cd %local%
start bin\jre\bin\javaw -splash:pjecalc_splash.gif -Duser.timezone=GMT-3 -Dfile.encoding=ISO-8859-1 -Dseguranca.pjecalc.tokenServicos=pW4jZ4g9VM5MCy6FnB5pEfQe -Dseguranca.pjekz.servico.contexto=“https://pje.trtXX.jus.br/pje-seguranca” -Xms1024m -Xmx2048m -XX:MaxPermSize=512m -jar bin\pjecalc.jar

Estando com o terminal dentro da pasta “pjecalc-windows64-2.13.0”, dentro dela tem uma pasta “bin” e dentro desta um arquivo pjecalc.jar, basta então rodar a aplicação pjecalc.jar que está dentro da pasta “bin”,com o comando:

java -Duser.timezone=GMT-3 -Dfile.encoding=ISO-8859-1 -Dseguranca.pjecalc.tokenServicos=pW4jZ4g9VM5MCy6FnB5pEfQe -Xms1024m -Xmx2048m -XX:MaxPermSize=512m -jar bin/pjecalc.jar

Se tudo der certo, vai abrir uma janela com as opções “Abrir o PjeCalc” e “Sair”.

image

Se você clicar em “Abrir o PjeCalc” não vai funcionar. Pra conseguir abrir o PjeCalc, abra o Firefox e acesse o endereço http://localhost:9257/pjecalc, se aparecer uma mensagem de “Erro interno no servidor”, basta clicar embaixo em “Página Inicial”.

Ou você pode acessar direto o endereço localhost:9257/pjecalc/pages/principal.jsf e salvar ele nos favoritos do seu navegador. Entretanto lembre-se que o Pje-Calc só vai rodar neste endereço quando a aplicação Java estiver rodando, então se você fechar ela clicando em SAIR na janela da imagem anterior, ou se reiniciar o computador, vai precisar executar novamente o comando do Java acima.

Na primeira vez que fiz essa instalação, ficou dando mensagem de erro no banco de dados H2. Não sei por qual motivo estava dando esse erro, mas foi só eu baixar novamente o .exe do site do TRT8 e descompactá-lo novamente usando o comando 7z acima, que resolveu.

Uma dúvida que me surgiu, quando estava procurando como resolver o problema do banco de dados H2, me deparei com um vídeo no canal safesrc chamado " Banco de dados H2 tem falha similar ao Log4J", dizendo que havia uma falha grave de segurança. E li ná página 7 do manual do PJe-Calc disponível em https://www.trt6.jus.br/portal/sites/default/files/documents/manual_do_usuario_-_pje-calc_0.pdf o seguinte:

A versão corporativa do PJe-Calc roda em servidor de aplicação JBoss 5, utilizando banco de dados Oracle 11g, enquanto que a versão desktop roda em servidor Tomcat 6 com banco de dados H2.

Sendo assim, gostaria de saber se utilizar o PJe-Calc seria um risco à segurança do sistema operacional.

Reiniciei o PC, e agora voltou a aparecer a mensagem de erro no banco de dados H2, conforme imagem a seguir:

Pra resolver, tive que antes de executar o Pje-Calc, ir dentro da pasta do ~/pjecalc-windows64-2.13.0/tomcat/lib e dentro dela executar a aplicação “h2-1.3.154.jar” com o comando:

java -jar h2-1.3.154.jar

Cliquei em Start Browser e depois Connect

E por fim matei a aplicação dando Control C no terminal.

Aí depois disso é só dar o comando java pra executar o Pje-Calc, como indiquei anteriormente, que ele passou a funcionar.

Porém toda vez que reinicio o computador, preciso novamente executar o h2-1.3.154.jar, matá-lo e depois executar o pjecalc.jar

E continuo na dúvida sobre a segurança de rodar esse H2.

Estou com esse mesmo problema e não consegui resolver, segui os passos, mas ele não acho o banco do mesmo jeito, estou utilizando o sistema ubuntu.

alguém poderia me ajudar, pois preciso instalar o pjecalc com urgência.