Dica para melhorar desempenho

Olá pessoal, instalei o mint 19 no meu notebook com verão cinnamon. Mas parece que a interface está um pouco lenta, tentei atualizar o driver de vídeo onboard da Intel mas no gerenciador de driver não indica nenhuma opção.

Configurações:
Intel Celeron 1.50Ghz
4GB RAM
Intel HD Graphics

Essa configuração roda o cinnamon de boa ou me indicam uma interface mais leve, se sim, qual indicariam pra essa configuração. Desde já agradeço a todos pela atenção.

1 curtida

Acho o cinnamon meio pesado pra esse processador… Mas tentar instalar o Mesa mais atual. Se continuar mais ou menos a mesma coisa, testa a versão XFCE do Mint.

2 curtidas

Se eu instalar o XFCE ficaria melhor nessa config?

1 curtida

Com certeza melhora… Editei ali em cima. kkk

1 curtida

kkkkkkkk Beleza então. O mint com XFCE tem todas as funções do mint com cinnamon? Digo, programas e tals?

1 curtida

Os programas do Mint sim, gerenciador de drivers, programa de backup e atualização e etc… O que vai mudar são os programas vinculados à interface… Gerenciador de Arquivos, programa de texto… Mas é coisa rápida de se adaptar.

2 curtidas

Os programas são basicamente os mesmos que o com o Cinnamon, ou em alguns casos equivalentes. A maior diferença está na interface mesmo. Acho o Cinnamon mais bonito que o XFCE, mas o XFCE tem uma fluidez muito boa e é melhor para máquinas menos potentes. O Mint realmente fez um ótimo trabalho com o XFCE.

2 curtidas

Então ta ok, minha preocupação eram com esses programas mesmo. Vou migrar pro XFCE então kkk Obrigado pela ajuda!

1 curtida

Obrigado, vou partir pro XFCE então haha sz

2 curtidas

Cinnamon e Gnome são os DEs mais “pesados” disponíveis para Linux, ambos tem um consumo de RAM e CPU maior que outras interfaces, para o seu hardware seria mais indicado Mate ou XFCE.

3 curtidas

Obrigado pela atenção, estou fazendo a instalação do Mint com XFCE e já percebo uma melhora significativa no desempenho.

Obrigado a todos que me ajudaram, instalei o mint com XFCE e estou muito feliz com o desempenho que ele tem na minha máquina! :heart:

3 curtidas

A escolha do DE de fato faz muita diferença, fico feliz que tenha ficado satisfeito.

3 curtidas