[DICA] Painel adaptivo a la Pantheon no Plasma

E dando continuidade a minha série de dicas de como customizar o Plasma, aqui vai uma bacanuda.

Vocês aí que olham para o Pantheon do Elementary e ficam gamando no painel superior adaptivo quando os wallpapers são trocados, em verdade lhes digo que podereis fazer o mesmo com vosso Plasma. Na verdade vai funcionar em qualquer interface de desktop que use o KDE Frameworks ou pelo menos o KWin como gerenciador de janelas mas como essa combinação é mais provável de encontrar no Plasma 5 do KDE, então vai ser direcionado ao Plasma.

Primeiro, quero deixar claro que, não. Não dá para fazer isso com o painel nativo do Plasma, pelo menos não até a versão mais recente no momento que estou escrevendo para esse tópico. Por isso vai ser necessário outro programa que faz parte do ecossistema KDE chamado Latte Dock. Caso não tenha instalado, então agora é uma boa hora. Também vai ser necessário que esteja na versão mais recente do Latte-dock. Após isso, vamos aos passos:

  1. Primeiro de tudo, ative as opções avançadas e confira se o seu Painel esteja no modo Panel, e não no modo Dock. As configurações do Latte são diferenciadas para cada modo e como estamos criando um painel adaptivo, faz sentido que esteja como Panel, não como Dock;
  2. Na aba Aparência (Appearance), selecione a opção Smart e opcionalmente a opção Touching, caso queira que o painel assuma a cor da barra de título da janela que estiver tocando o painel;
  3. Certifique que a transparência esteja em 0% ou 50% para um efeito de transparência parcial dependendo do wallpaper. Lembrando que é o Latte que vai processar se o Papel de Parede vai funcionar com ele 100% transparente ou não, então essa opção fica a critério de vocês se vão optar deixar 100% transparente o tempo todo. Pessoalmente, eu deixo em 50% de transparência para facilitar a visualização dos plasmoides no painel em papeis de paredes bem coloridos;
    image
  4. Depois disso, marque as três caixas mostradas acima. A primeira irá deixar o painel 100% opaco quando uma janela estiver tocando o painel, como é o caso das maximizadas. A segunda caixa irá esconder o fundo do painel se o papel de parede permitir isso, assim a transparência de 50% anterior tornaria em 100%. Detalhe que se a opacidade que você escolheu for 0%, essa opção irá esconder o efeito de sombras, caso você o tenha ativado. E por fim, a terceira caixa desativa o efeito de sombras se uma janela estiver maximizada.

Após isso, é só aproveitar o seu painel adaptivo com sua coleção de papéis de paredes. :smiley:

E caso estejam curiosos, o tema que estou usando no Plasmashell é o Arc Color. Os botões a la Dex são do plasmóide NavDexie.

Ah é. Esses papéis de parede foram feitos por Charlie Henson e estão disponíveis no ArtStation, caso queiram usar.

10 curtidas