[Dica] Empilhar data e hora na barra de tarefas, como no Windows

Captura de tela de 2021-12-07 12-46-08

Para empilhar a data e hora na barra de tarefas, estilo Windows, digite o seguinte código, nas configurações do relógio:

%a %H:%M %n %d/%m/%Y

Economiza um baita espaço na barra de menus.

Abrassus!

11 curtidas

Opa Rafa, seja bem vindo.
Que daora, já tive essa necessidade mas acabei não pesquisando.

Obrigado por compartilhar.

3 curtidas

Olá e boas vindas ao fórum :wave:
Sugestão para deixar o fórum organizado: adicione a sub flag “Windows” também ao post e, no título, coloque no início a palavra “dica”.
Exemplificando: [Dica] Empilhar data e hora na barra de tarefas, como no Windows

3 curtidas

Pra quem prefere um formato ainda mais reduzido, sugiro o formato %a %d%n%H:%M, que resulta em

ter 07
15:50

É um formato ainda mais compacto e com o mínimo de informação necessário para (ao menos eu, pessoalmente) se situar.

Quem quiser estudar como montar seu próprio formato de relógio, sugiro ler a seção Formatos usados pelo comando desse guia sobre o comando date, que é válido para a maioria dos widgets de relógio.

2 curtidas

Legal.

Essa, eu não conhecia! Qual a DE?

No KDE, tenho usado “Adaptative locations” – em vez de “Always beside time” – mas não lembro de que eu tenha precisado mexer nisso.

Acho até que já vem assim, por padrão. – O que eu preciso fazer, é ativar a opção “Show date”, que vem desativada.

De fato, economiza muito espaço.

2 curtidas

Para o Linux Mint, mas acredito que os comandos sejam para todas as distribuições, não?

1 curtida

Falta o comando %n, que quebra a linha. Olha, a descoberta desse comando foi ótima.

1 curtida

A descrição mais completa possível dos %letra para data e hora está na saída do comando man 3 strftime, porém ele é muito focado no aspecto “programação” da coisa (afinal, é a descrição de uma função do sistema) e muitas distros não fornecem esse manual traduzido, então preferi passar um recurso mais acessível (apesar de bem resumido).

2 curtidas

Ficou ótimo

É muito provável – acho que todas as DEs devem ter algum arquivo de configuração em modo texto, onde esses parâmetros podem ser configurados manualmente.

Mas no KDE, quase tudo pode ser configurado por algum módulo gráfico de configuração (GUI) – inclusive com a opção de personalizar o formato das datas.

No caso, acabei adotando essa personalização, onde o dia sa semana é abreviado, e o zero é omitido quando o dia do mês é menor do que 10:

ddd, d MMM yyyy
2 curtidas

Isso é válido pelo menos para distros que usam o XFCE e para a maioria dos TWMs que eu usei, mas há exceções. O KDE é uma.

1 curtida

Os arquivos-texto de configuração do KDE são uma zorra!

São “diferentes”, estão espalhados por todo lado…

Tentei lidar com eles 1 ou 2 vezes – para consertar um Painel bichado no PCLinuxOS – e desisti.

1 curtida

Gostei mais desse formato, como posso fazer isso no Ubuntu Mate? Pois na config mostra só isso:
print

Além de ter um cacetada de arquivos, na pasta .config tem pelo menos uns 20 kk

1 curtida

Parece que no MATE isso é enterrado como uma função avançada, mas é ainda é possível alterar:

  1. Abra o dconf-editor (instale se não houver)
  2. Abra os items: org → mate → panel → objects → clock → prefs → format
  3. Abra o item format e mude o texto para custom
  4. Mude o item custom-format para o que você quer que seja utilizado (no caso %a %d%n%H:%M).

Pena ainda não haver uma interface própria para isso como parece haver no XFCE.

2 curtidas

Acredito que isso se deva a que o MATE é baseado na versão 2 do Gnome, que deixa a maioria desse tipo de customização escondida no dconf ou, no máximo, pelo Tweaks (que é inerente à versão 3 e posteriores) - mas desse jeito aí deve dar certo, imagino

1 curtida

O print é de uma Live ISO do Linux Mint 20.2 MATE, assim que eu salvei as mudanças no dconf-editor elas foram refletidas no painel. Como a Steph está num MATE ainda mais novo, acredito que deva ser igual.

Falando em GNOME Tweaks, a equipe do Ubuntu MATE tem uma ferramenta análoga chamada MATE Tweaks – talvez haja uma interface gráfica conveniente para o que eu mostrei lá (apesar de que não garanto nada, já faz anos que eu não pego no Ubuntu MATE, foi a minha primeira distro…).

1 curtida