Estou pensando em comprar uma impressora nova, tenho uma HP Deskjet que utiliza cartuchos, mas ela é bastante problemática, além dos cartuchos não rederem muito e constantemente ter que ficar comprando outros pois estragam facilmente.
Estou vendo essas impressoras tanque de tinta e parecem ser um boa opção. Das que pesquisei, as mais baratas e mais comuns de se encontrar é essa Multifuncional HP Ink Tank 416 com Wi-Fi e a Multifuncional Epson Tanque De Tinta L3150 que também tem Wi-Fi.
Pelo que pesquisei no site do HPLIP, esse HP Ink Tank parece ser suportada a partir da versão 3.18.7. E no site da Epson é possível encontrar os drivers pra Linux da impressoras fabricada por ela, embora no mesmo site a Epson afirme não suportar Linux.
Gostaria de saber se alguém aqui utiliza essas impressoras e se elas funcionam bem no Linux com todas as suas funcionalidades, como impressão frente e verso e por rede. Se tiverem alguma dica de alguma outra impressora também ajudaria. Obrigado.
Eu tenho uma Epson L395 em casa, que é da mesma família da 3150 menos a impressão frente e verso.
A função scanner, bem como a impressão por rede, funcionam muito bem.
Há duas ressalvas a fazer, no entanto:
Se você não tiver um PC com Windows, você não poderá usar a ferramenta oficial para configurar a impressão por rede. Nesse caso, será preciso usar o protocolo WPS do roteador (que é extremamente inseguro - desative assim que puser a impressora na rede). Consulte os manuais do seu roteador e da sua impressora para saber como fazer isso. Outra opção é usar o modo Wi-Fi Direct para transformar a impressora num roteador e assim acessar o painel de controle dela pelo browser.
Não sei se é o caso no Ubuntu e em outras distros facilitadas, mas no Arch foi preciso instalar o Avahi e o mDNS para poder imprimir sem ter que digitar o IP da impressora toda vez que ligá-la.
Agora estou no celular, talvez faça tópicos abordando isso quando tiver acesso a um meio mais confortável de digitar.
Para distribuições derivada do Debian eu faço o seguinte:
1º sudo apt-get install lsb
2º Executo o arquivo .deb que baixei direto do site da Epson https://drive.google.com/open?id=1KjcXF_FkUC8KvjPvMGKUX4luqorgFjek
Lembrando que só pode ligar a impressora depois que fizer o processo que indiquei.
3 º Instale o scanner (Mesa Digitalizadora)
Acho que vou escolher a Epson mesmo. A Deskjet que eu tenho é HP e é bem problemática, e esse modelo Ink Tank dela tem os cabeçotes de impressão bem parecidos com cartuchos, sei que não são como cartuchos, mas isso por si só, já me deixa apreensivo quanto a qualidade da peça.
A tinta de recarga da Epson é fácil de encontrar pra recarregar ?