Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Estou aqui novamente para poder colocar em prática uma ideia que eu já tinha há algum tempo, mas que acabei adiando por outros motivos durante todos esses últimos meses.
Irei explicar tudo para que vocês entendam melhor e este tópico possa estar melhor desenvolvido para que outros membros tanto do fórum como de outros lugares possam ter acesso a ele.
I - Introdução
Neste tópico irei conversar com vocês sobre o atual estado geral do Ubuntu, sabores oficiais e remixes, de modo que as coisas possam ficar entendíveis para todo mundo que for ler este tópico e possibilitar que cada um de vocês possam ficar por dentro de tudo o que está acontecendo atualmente, além também de poderem participar e deixarem seus feedbacks.
II - Objetivos deste Tópico
Eu abri este tópico tendo em mente estes seguintes objetivos:
-
Possibilitar a construção de uma forma de diálogo direto e aberto com a comunidade lusófona, de modo a poder discutir problemas e situações que estão acontecendo em busca de um conjunto de soluções para abranger o maior número possível de membros.
-
Concentrar o foco na busca de melhorias e uma maior abertura da comunidade com todos os outros membros de outras distros baseadas no sistema principal.
-
Fortalecer a unidade, confiança e cooperação com todos os membros da comunidade.
-
Buscar uma inspiração para a construção de um presente e futuro melhor para a comunidade e para a família da distro.
Com esses objetivos em mente, esse tópico será dedicado para que cada um de vocês possa também descobrir que existem coisas boas que podem fazer uma grande diferença na forma como participamos e pensamos sobre o que é estar e se sentir parte da comunidade.
III - O Poder de Uma Comunidade Unida
Desde o momento que eu passei a fazer parte do Ubuntu Unity eu tenho acompanhado no YouTube e em outras redes sociais como o Twitter e o Telegram o feedback de cada pessoa a respeito da versão principal do Ubuntu, de cada um dos sabores oficiais e dos remixes. A partir disso eu tive algumas ideias com o objetivo de poder trazer uma maior participação e voz da comunidade no processo de desenvolvimento da distro e apliquei algumas delas que eu tive em outros lugares, para poder melhor integrar a comunidade e fazer com que ela também se sentisse importante e ouvida por outras pessoas.
Existem muitas coisas legais que tentamos fazer, mas nem sempre algumas delas são possíveis justamente por causa da falta de participação e atividade da comunidade para poder ajudar a impulsioná-las e torná-las ativas. É por isso que é necessário escutar o cada membro ou usuário diz pois vai ser a partir do feedback de cada um que será possível verificar o que está funcionando, o que não está funcionando, o que pode ser melhorado, o que precisa de revisão, entre outras coisas que se definem como parte das iniciativas que cada membro pode fazer para ajudar.
É certo que o Ubuntu está passando por uma fase ruim neste momento presente, mas é nos momentos ruins que precisamos nos lembrar quem somos para podermos pensar em buscar as soluções para poder encontrar um novo caminho pelo qual se possa descobrir coisas novas, novos aprendizados, novos sonhos e força de vontade para conquistar novas metas e objetivos para todos os que fazem parte da comunidade Ubuntu e Linux em geral.
O lema do Ubuntu Unity é Unity Is Power (Unidade é Poder), que define 100% por completo a importância que uma comunidade unida tem para ajudar uma distro a se desenvolver e trilhar o seu caminho. Quando você tem uma comunidade disposta a participar a ajudar no desenvolvimento da distro, as coisas começam a se desenvolver de forma mais rápida e ativa.
É completamente necessário deixar de lado muitas coisas que só acrescentam negatividade e pensar em ideias novas, um novo panorama para poder resolver os problemas e contornar todas as situações difíceis que se encontram presentes e que são muitas vezes utilizadas contra a própria distro em si. É necessário valorizar cada feedback com o objetivo de poder ser receptivo e aberto a ver que existem coisas que precisam ser melhoradas e outras coisas que já são muito boas e podem ficar muito mais melhores.
Todos vocês puderam ver que ano passado o Ubuntu Podcast foi encerrado depois de vários longos anos sendo produzido e que foi o porta-voz de muitas das coisas que aconteceram com a distro ao longo do tempo, que pode estar presente em muitas das fases que o Ubuntu em si se desenvolveu e como ele chegou ao posto de distro Linux mais utilizada no mundo de código-aberto. Foi uma notícia muito triste e espero que futuramente alguém da comunidade Ubuntu de língua inglesa possa trazer o podcast de volta a ativa. Aqui na Lusofonia nós temos o Podcast Ubuntu Portugal, produzido pela comunidade Ubuntu Portugal e que possui um canal no YouTube pelo qual vocês podem acompanhar os acontecimentos importantes da distro e das ações desenvolvidas pela comunidade local:
Podcast Ubuntu Portugal no YouTube
Além do YouTube, vocês podem seguir ele no Twitter para ficarem por dentro dos novos episódios que são lançados.
No Twitter neste momento, as únicas contas disponíveis que geram conteúdo em português dentro da família Ubuntu são as contas do Xubuntu e do Ubuntu Unity, as quais vocês podem seguir para ficarem por dentro dos últimos lançamentos e novidades:
Conta responsável por divulgar os últimos lançamentos, curiosidades e novidades em torno do Xubuntu, sabor oficial do Ubuntu que utiliza como desktop padrão a interface gráfica XFCE.
Ubuntu Unity Remix em Português no Twitter
Conta responsável por divulgar as novidades, lançamentos recentes e atividades desenvolvidas pelo Ubuntu Unity, um dos 4 remixes atuais do Ubuntu que busca ser um dos sabores oficiais do sistema em breve. Utiliza como desktop padrão a interface gráfica Unity (Unity 7).
No Telegram você também pode se juntar aos grupos locais de suporte comunitário do Ubuntu, sabores e remixes:
Ubuntu MATE Brasil no Telegram
Lubuntu em Português no Telegram
Ubuntu Budgie Brasil no Telegram
Ubuntu Unity em Português no Telegram
Ubuntu Studio Brasil no Telegram
Vocês também podem ajudar a versão principal, sabores oficiais e remixes testando os novos lançamentos, reportando bugs, produzindo artes (papéis de parede, temas e imagens), divulgando a mais pessoas, oferecendo ajuda e suporte voluntário para quem está começando a utilizá-los agora e para a comunidade como um todo.
Fazer parte da comunidade Ubuntu é muito mais do que apenas ajudar, é você aprender coisas novas a cada dia, a dialogar com outras pessoas e ser uma pessoa melhor para si mesmo e para o mundo.
IV - Deixe o Seu Feedback
Para possibilitar que mais membros do fórum possam deixar os seus feedbacks sobre o sistema, todos poderão votar agora nas seguintes enquetes que estão logo abaixo:
- Incompatibilidade de hardware
- Problemas relacionados com o software do dispositivo
- Problemas relacionados com a interface gráfica
- Problemas relacionados com o desempenho
- Ubuntu (Versão Principal)
- Kubuntu (Sabor Oficial)
- Lubuntu (Sabor Oficial)
- Ubuntu Budgie (Sabor Oficial)
- Ubuntu Kylin (Sabor Oficial)
- Ubuntu MATE (Sabor Oficial)
- Ubuntu Studio (Sabor Oficial)
- Xubuntu (Sabor Oficial)
- Ubuntu Cinnamon (Remix)
- Ubuntu DDE (Remix)
- Ubuntu Unity (Remix)
- Ubuntu Web (Remix)
- Aplicativos em formato Deb (nativo)
- Aplicativos em formato Snap
- Aplicativos em formato Flatpak
- Aplicativos em formato AppImage
- Desempenho e velocidade de abertura
- Armazenamento e gerenciamento
- Disponibilidade de aplicativos
- Estrutura para desenvolvedores
- Na questão dos Snaps
- Na questão do GNOME Shell
- Na questão do desempenho
- Na questão da estabilidade
- Na questão do visual da distro
- Na questão da personalização
- Na questão dos aplicativos que vem por padrão
- Na questão do suporte da comunidade
- Na questão do reporte de bugs
- Na questão do suporte multimídia
- Na questão da compatibilidade para mais dispositivos
- Na questão do gerenciamento e configuração do sistema
- Na questão da instalação e disponibilidade de aplicativos
- Na questão de ferramentas para desenvolvedores
- Na questão de compatibilidade para novos formatos
- Na questão dos Snaps
- Na questão da divulgação
- Na questão da estabilidade
- Na questão do desempenho
- Na questão do desenvolvimento de cada DE
- Na questão da personalização
- Na questão da compatibilidade para mais dispositivos
- Na questão dos aplicativos que vem por padrão
- Na questão do reporte de bugs
- Na questão do suporte da comunidade
- Na questão do suporte multimídia
- Na questão da compatibilidade para novos formatos
- Na questão da instalação dos aplicativos
- Na questão da configuração do sistema
- Na questão da infraestrutura atual fornecida
- Reportando bugs
- Ajudando na elaboração da documentação
- Desenvolvendo artes, papéis de parede e imagens
- Prestando suporte a comunidade de usuários
- Divulgando a mais pessoas
- Desenvolvendo novos recursos e aplicativos
- Organizando eventos virtuais
- Testando os novos lançamentos e as versões de teste
- Oferecendo e mantendo uma infraestrutura melhor
- Sim
- Depende da pessoa
- Não
- Não sei dizer
- Human / Humanity
- Ambiance / Radiance
- Yaru
- Divulgação conjunta na Internet, rádio, TV e jornal
- Iniciativas conjuntas envolvendo outras distros
- Mais menções a distro nas transmissões ao-vivo de jogo
- Eventos virtuais abertos para mais pessoas
- Mais atividades desenvolvidas pela comunidade
- Ajudar o próximo sempre que for necessário
- Desenvolver habilidades de conversar com as pessoas
- Buscar aprender coisas novas a cada dia
- Saber lidar com as mais diversas situações que surgirem
- Se sentir parte de um lugar onde você se sinta bem
- Sim
- Depende
- Não
- Não sei
V - Concluindo
Bem pessoal, o tópico ficou um pouco extenso, mas espero que ele possa se tornar um instrumento importante para todos nós podermos conversar sobre tudo isso que foi falado ao longo deste post. Espero receber também o feedback de cada um de vocês sobre toda a família Ubuntu e possamos encontrar mecanismos, ideias e novas soluções para reverter este momento presente e construir um futuro melhor para todos da comunidade lusófona e também de toda a comunidade Ubuntu e Linux em geral.
Obrigado por ler até o final e até a próxima.