Diablo 3 no Lutris com micro engasgos

Eu tenho o Diablo 3 Eternal Collection na minha conta Battle.net, e realizei a instalação via Lutris.
O jogo funciona praticamente bem, mas há um pequeno detalhe que está me irritando.

Há um micro engasgo que dura milésimo de segundo (o som também corta), e isto ocorre a cada 4 segundos de gameplay.

Ao habilitar o DXVK_HUD, é possível perceber que o jogo está sempre à 60 FPS, e a cada 4 segundos o micro engasgo faz cair para 43 FPS, e logo em seguida volta à 60 FPS.

Se fosse só essa pequena queda de FPS, talvez eu não me importaria muito, acontece que o som do jogo corta junto com a queda, e isto é chato.

Meu problema não é hardware, pois ele atende aos requisitos:

openSUSE Leap 15.3
ASUS TUF B450-PRO GAMING
Ryzen 5 1600 Six-Core
GeForce GTX 960 4 GB 128 Bits
Corsair LPX 16 GB 2666
Intel SSD 240 GB / HDD Seagate 2 TB

Aqui estão as configurações do prefixo do Diablo 3, praticamente o padrão do script de instalação:





O jogo estava instalado no HD de 7200 RPM, então pensei em transferir o jogo para o SSD, e sim, houve uma melhoria, antes o micro engasgo e corte do som ocorriam a cada 4 segundos… agora ocorrem a cada 8 segundos.

O que mais me intriga, é que vejo vídeos de pessoas jogando Diablo 3 via Lutris, e com estas pessoas eu não percebo micro engasgos.

Desde já agradeço por qualquer atenção.

Eu tentaria outra versão do wine, recomendo usar o wine-ge, e ativaria o gamemode, talvez ajude

Eu tentei estas versões, nenhuma resolveu:

Imagem (Clique para expandir)

Também instalei e ativei o GameMode corretamente, e mesmo ativo durante a execução do jogo, não resolveu e não percebi diferença.

No fim, acabei tomando uma decisão um pouco radical, decidi remover o openSUSE Leap 15.3 e instalar o openSUSE Tumbleweed, e deu certo.

opensuse Leap 15.3
Kernel 5.3
Plasma 5.18.6

openSUSE Tumbleweed (no momento que escrevo)
Kernel 5.13
Plasma 5.22.3

Eu não sei qual era o motivo dos micro engasgos… se era versão de kernel, versão do Plasma ou outra coisa, mas agora o Diablo 3 está instalado no HD de 7200 RPM, funcionando sem engasgos e sem cortes no som, perfeitamente jogável.

1 curtida