Devo instalar o Manjaro usando drivers free ou nonfree? Quero tentar evitar o tearing em excesso

Olá, sou novo aqui… Sou ser bem direito e tentar não enrolar vocês, porque o problema é chatinho… Eu uso NVIDIA e tenho um PC. Gostaria de saber qual é a melhor opção,
Faço essa pergunta porque ouvi dizer que o Manjaro costuma “bugar” e criar screen tearing caso o usuário inicie a ISO já usando os drivers nonfree. Li em algum lugar a bastante tempo que quem tem NVIDIA deveria instalar a distro primeiro com drivers free (no caso o NOVEAU) e depois de instalado, manualmente instalar o driver da NVIDIA, pois o tearing seria menor ou haveria menos “problemas”. Como já faz tempo, não sei se se aplica a versão Kyria 19 do Manjaro.

Como quero usar o sabor com KDE Plasma, já sei da fama com o tearing e já tive problemas no passado no KDE Neon. Queria, ao menos, diminuir o máximo possível. Sei que, dependendo do caso, haverá a necessidade de intervenção, mas segundo minhas pesquisas, é um grande erro forçar a ativação do Full Composition Pipeline, pois isto afetaria a performance (principalmente em jogos) e adicionariam “input lag” ao sistema. Algumas pessoas no Reddit disseram que a melhor opção para o KDE seria adicionar KWIN_TRIPLE_BUFFER=1 no /etc/profile.d/kwin.sh e desativar o Sync para VBlank no painel de controle da Nvidia. Não sei se isso é algo realmente bom e se funcionaria no Manjaro que é basedo no Arch Linux.

Fontes:
https://wiki.archlinux.org/index.php/Talk:NVIDIA/Troubleshooting

Eu instalei o Manjaro Gnome com placa hibrida, com o drivers nonfree tranquilamente, se tu acha q pode ter problema, instala os drivers free, ai se precisar muda depois para o nonfree

Bom aqui no meu PC (GTX 970), instalei já com os drivers nonfree. Funcionando beleza, atualizado para a versão mais atual recentemente. Sem nenhum problema!

Não sei que fama é essa do KDE Plamsa ter tearing, pq eu me mudei pro Plasma justamente por que ele nao tem tearing como outras DE! e até hoje nao larguei mao dele! Sobre o Manjaro sempre inicie com Drivers Non-Free se vc tem nvidia!

Olá @Kwatter tudo beleza?

Sua opção por um driver ou outro vai depender do seu hardware e de testes, eu tenho uma GTX1650 da Galax e uso o Manjaro com driver proprietário na versão mais recente sem nenhum problema de tearing. Infelizmente não existe uma resposta padrão porque vai depender do conjunto do seu hardware.

Se sua placa for hibrida ou mais antiga o cenário se complica um pouco mais e novamente, somente testes vão responder.

:vulcan_salute: