Devo habilitar a virtualização na BIOS?

Bom dia, gostaria de saber se habilitar a virtualização tem algum ganho em desempenho, nas tarefas diárias e em jogos no Linux ? Ou posso deixar desabilitada mesmo ?

1 curtida

Não

Pode


Explicação: Esse recurso só é útil caso use virtualização (ou seja, emulação real) de algum sistema (QEMU, KVM, VirtualBox)… se não usa pode desabilitar, mas deixar habilitado também não faz mal em uso doméstico

3 curtidas

Habilitar a virtualização no BIOS (Intel VT-x ou AMD-V) geralmente não tem um impacto direto nas tarefas diárias ou em jogos no Linux, a menos que você esteja realmente utilizando recursos de virtualização, como máquinas virtuais. Se você usa ferramentas como VirtualBox, VMware, KVM ou outras para rodar sistemas operacionais virtuais, então sim, a virtualização pode melhorar o desempenho dessas máquinas, já que a CPU pode gerenciar melhor as operações de virtualização.

Desempenho em Tarefas Diárias e Jogos:

Para tarefas cotidianas, como navegação na web, uso de aplicativos, programação, ou mesmo edição de documentos, não há ganho de desempenho perceptível com a virtualização habilitada. O processador pode apenas consumir mais energia ou aquecer um pouco mais, mas isso é algo muito sutil e geralmente não afetaria o desempenho de maneira significativa.

Em jogos, a virtualização também não traz benefícios, a menos que você esteja rodando uma máquina virtual e jogando dentro dela, o que não é comum e, na maioria das vezes, resultaria até em desempenho pior devido à sobrecarga da virtualização.

Quando deixar desabilitado:

Se você não usa virtualização (ou seja, não tem máquinas virtuais rodando no seu sistema), pode deixar a virtualização desabilitada sem problemas. Ela não afeta negativamente o desempenho do seu sistema, e manter desabilitada pode até diminuir um pouco o consumo de energia ou o aquecimento da CPU, já que o processador não estará com recursos extras habilitados para virtualização.

Quando habilitar:

Habilitar a virtualização é essencial caso você queira usar virtualização de hardware para máquinas virtuais mais eficientes, ou se você está utilizando tecnologias como Docker ou LXD (containers), onde a virtualização de baixo nível pode ser útil para o desempenho de containers mais pesados ou máquinas virtuais.

Se não se encaixa nesses casos, pode deixar a virtualização desabilitada sem perda de desempenho no dia a dia.

2 curtidas

Muito obrigado!

1 curtida

Muito obrigado!!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.