Devo fazer dualboot ou só usar o Linux?

Amigos, tenho 2 dúvidas:

1.Tenho um notebook fraquinho (2gb ram, dual core) com Windows 7, mas quero pôr o Linux mint nele. Devo fazer dualboot (win7 e Linux) ou instalar somente o Linux Mint?

  1. Dualboot diminuirá o desempenho desse meu notebook?

Agradeço quem puder me ajudar. :slight_smile:

2 curtidas

Sempre bom ter mais de uma opção, ainda mais se algo der errado nos seus testes com o Mint, recomendo manter o Win7, ao menos por enquanto.

Ao contrário, por não ter que dividir o hardware, como seria em uma máquina virtual, duas boot é a melhor opção de teste no seu caso, isso levando em consideração que tenha espaço em disco. Amanhã ou depois, nada vai te impedir de tirar o Win7, se assim desejar.

4 curtidas

Você tem apenas essa máquina ou mais alguma opção por aí? Se tiver outras, grava um live pendrive, veja se o wireless funciona, se não tem nenhuma incompatibilidade, instala apenas o Mint (preferencialmente com o Xfce) e faz de conta que não tem outra máquina com Windows e foque-se apenas nele. Caso não se adapte, ou algum outro problema, basta ir na máquina que tem o concorrente, gerar um pendrive com o outro sistema e reinstalá-lo.

1 curtida

@Daigo só tenho um notebook, acho q nesse caso o ideal seria o dualboot, né.

1 curtida

Valeu pela resposta, irmão. :slight_smile:

1 curtida

Mano, a princípio eu acredito que ficar com o dual é uma boa saída, se você tem um software muito específico no 7 que não tem no mint, caso contrário fique com dual até você se acostumar totalmente com o linux e depois fique apenas com o mint. Procure a versão XFCE que vai rodar melhor na sua máquina.

2 curtidas

Valeu pelas dicas, amigo. =)

1 curtida

A única “perda” de desempenho será o tempo para ligar o computador, que vai demorar 5 segundos a mais na tela do grub. Também o fato que a partição do windows vai tomar espaço do seu /home.

Outro fator a ser considerado é que a Microsoft vai parar de dar suporte ao win7 em janeiro de 2020. São apenas mais 4 meses de atualizações. Após isso o win7 estará mais vulnerável ainda a virus e invasão.

2 curtidas

Pra quem não joga no PC, não vejo motivos pra não usar o linux 100% como sistema operacional

2 curtidas