Devo comprar um filtro de linha para meu PC?

Olá, pessoal. Tem um PC (desktop) novo aqui em casa que meu pai comprou que está dando choque quando fica ligado na tomada e estamos com medo disso. Seria motivo pra devolução? Ou será que tá assim porquê está sem filtro de linha?

Bom dia. Não acho normal um pc dar choque. Posso estar enganado mas é melhor vc levar para assistência técnica.

1 curtida

Como disse @Mr.Silver realmente e uma coisa estranha um computador dar choque, quanto a questao do filtro de linha, e sempre uma protecao a mais para a maquina, seguranca nunca e demais

1 curtida

Concordo com o amigo. Comprei recentemente um no-break e ele já me salvou pouco tempo depois de compra-lo.

1 curtida

então sobre da choque, ele da quando você esta descalço?, no PC tem aterramento?, pq ser não tive e claro que ele vai da choque e normal de todo pc, a enegia que sobra dele tem que ir pra algum canto, ser vc pega nele vc vai ser o aterramento dele, isso vai fazer vc leva um choque, não e muita coisa, vc deve ta colocando ponta do dedo ou colocado so uma pequena parte por isso do choque, filtro de linha não vai resolver, ou vc coloca um aterramento ou compra um modulo isolador ou de ultimo caso coloca o prego na parede e coloca um fio indo do pc pra esse prego, que vai para esses choques, mas não e o correto, o melhor de todos e coloca um aterramento mesmo, vai protege seu PC e seu rede tbm.

Pessoal, minha casa tem aterramento. Então o problema deve ser do computador mesmo, né?

Boa tarde. Pode sim ser o computador. Alguém montou errado ou vc deu azar. Tente ir na loja em que foi comprado. Agora se foi comprado pelo net fica mais difícil. Tenho um conhecido que comprou um pc na internet e deu problema, ainda estava na garantia mas ele me pediu para levar para um técnico que eu conheço, o técnico nem abriu e disse que o pc dele estava muito danificado. O dono do pc mandou de volta o pc para a loja e depois eles deram um novo.

1 curtida

Respondendo à pergunta do título, sim, ter um filtro de linha (de qualidade, com DPS) é sempre uma proteção adicional interessante.

Com relação ao problema dos choques, na maioria das vezes isso tem relação com a inversão da polarização da tomada. Esta é a disposição correta:

image

A rede elétrica aí é monofásica? Você está usando algum adaptador (“T”)?

Se fase e neutro forem invertidos, esse tipo de problema pode ocorrer. Você pode determinar isso com uma chave para testes elétricos.

2 curtidas

A tampa do meu notebook de metal também dá choque quando encosto na parede ou no chão.

1 curtida

Parece ser normal então, né… Fiquei encafifada por causa de uma coisa simples. Aff…

Isso também acontece com meu Asus S46CB… Mas só quando há inversão da polarização na tomada.

Com a polarização correta, não dá choque. E não deve dar mesmo… Se o choque ocorre, há algo errado.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.