Desliguei meu Pc de forma errada, e o sistema quebrou (KDE Neon)

Instalei o linux ontem, e fui desligar apertando o botão físico, ali mesmo o sistema não quis responder, demorou mas depois de um tempo desligou.
quando fui ligar hoje, vários arquivos perderam o ícone, o firefox não quer mais funcionar, vários aplicativos do sistema também.

eu aprendi a minha lição, nunca desligue pelo botão físico, no windows ate vai, no Kde Não.

Queria saber se tem como consertar, mas acredito que só uma reinstalação vai funcionar, mas eu não sei como funciona reinstalação do linux.
Sou Noob

Sistema Operacional: KDE neon 5.19
Versão do KDE Plasma: 5.19.4
Versão do KDE Frameworks: 5.72.0
Versão da Qt: 5.14.2
Versão do kernel: 5.4.0-42-generic
Tipo de sistema operacional: 64 bits
Processadores: 12 × AMD Ryzen 5 3600 6-Core Processor
Memória: 15,6 GiB de RAM
Processador gráfico: Radeon RX 570 Series

eu nao tenho certeza que desligar errado deve ser a causa. pode ser, mas…
será que vc não fez um update e desligou direto sem antes reiniciar para os updates pegarem efeito?

2 curtidas

verdade ontem atualizei um monte de coisa que tava pedindo e não reiniciei, desliguei direto.

a princípio, eu tentaria atualizar de novo e reiniciar…
atualização é coisa séria… kkk … principalmente se vc atualizar o KERNEL

1 curtida

Se o APT (instalador de programas por terminal) também tiver quebrado, infelizmente só reinstalando mesmo.
Senão, o Aptitude (que pode ser instalado via APT) fornece uma maneira de reinstalar todos os programas do sistema:
sudo aptitude reinstall '~i'
Isso vai demorar um tempinho e você vai ter que reiniciar no fim para fazer efeito.

Nunca desligue pelo botão físico, ponto.Eu mesmo já precisei reinstalar Windows numa máquina que, depois de desligar no botão físico, só iniciava pelo modo de segurança.

No Linux há uma técnica pra minimizar os danos de desligar imediatamente que é segurar Alt+PrintScreen, e digitar “REI SUB”. Reinicia o computador imediante (depois do B), minimiza a corrupção de arquivos e só não funciona se for o hardware que deu pau.

3 curtidas

O REISUB é ótemo mas vc tem que ativar ele no kernel, ou se sua distro já vier com ele ativado beleza…
Se o Travamento ocorre por causa do X, é só ter calma e tentar ir para um TTY2 com Ctrl-Alt-F2 e tal, de lá, vc desliga por linha de comando…

1 curtida

Esses dias eu estava usando o Manjaro KDE e do nada tudo congelou, então eu desliguei o computador a força, porém quando eu liguei o pc o Manjaro entrava em modo de recuperação. Eu tinha acabado de instalar o sistema, não tinha nem habilitado o AUR, só baixei as atualizações pelo pacman e deixei o pc suspenso, eu realmente não sei o que aconteceu

Deve ser algo do KDE que da problema depois de desligar ele a força

o comando não ta funcionando

Instale o aptitude com
sudo apt install aptitude

E rode o comando.

Note que isso via reinstalar todos os pacotes do sistema, o que vai demorar mais ou menoso mesmo tempo que uma instalação.

Uso o Kubuntu e já desliguei direto pelo botão físico várias vezes (sei que é erradíssimo, mas não tive escolha, na próxima tento ir para o TTY) e nunca tive problemas no meu KDE.

Acho que o sistema de vocês já havia quebrado, mas só seria visível depois que vocês ligassem o computador novamente.

2 curtidas

@Deslike, se o comando do aptitude não der certo (se você realmente for usá-lo, porque o colega @Capezotte disse que demora o mesmo que reinstalar, então…), tente apagar TODAS as pastas de configuração (todos estarão ocultos) da sua pasta de usuário.

Sua pasta de usuário é /home/baruck/, nela ponha para que todas as pastas e arquivos ocultos fiquem visíveis (se você não achar no menu, o atalho é Alt + .), os arquivos e pastas que me refiro são:

• /home/baruck/.cache
  • /home/baruck/.config
  • /home/baruck/.kde
  • /home/baruck/.local
  • Pode ser que você precise apagar outras, mas creio que basta deletar essas para resetar as configurações do seu sistema.
1 curtida

o problema não é generalizado do linux, o KDE Neon que é instável demais pra ser usado como distro pro dia a dia
se você quiser evitar esse problema no futuro, recomendo trocar a distro por outra mais estável como o Kubuntu ou o OpenSuse Leap

1 curtida

se eu voltar a ter problemas, vou trocar pelo kubuntu

Exato, é como o @jeffinshadow disse. @Deslike, por que você optou pelo KDE Neon em vez do Kubuntu? Existe alguma novidade trazida pelo KDE 5.19 (não presente na versão 5.18, que é a do Kubuntu 20.04) que é imprescindível para você?

O KDE Neon é mais pra testar as novidades do KDE Plasma, não necessariamente usar no dia a dia. A distro é relativamente estável porque é baseada numa versão LTS do *ubuntu, mas mesmo assim não é muito recomendada o seu uso para produção.

1 curtida

então vou instalar o kubuntu agora mesmo, Valeu a todos vou fechar o fórum.

1 curtida