Desisiti do Windows e estou perdido no mundo Linux

Me frustrei bastante com W10 e resolvi procura a solução no Linux, porém sempre vem aquelas duvidas de quem não sabe direito oq esta fazendo.
1-A minha principal duvida é referente a jogos, eu jogava alguns jogos no Windows 10, meio que aos trancos e barrancos, aquele 40fps, que tá ruim, mas tá bom, tá jogável, agora que eu pretendo passar para um Linux eu vou sentir uma diferença muito grande? se cair pra uns 30fps ainda ta de boa pra mim.
2-Eu uso um Ryzen 3 2200g dependente da APU Vega 8, fiquei perdido ao ver que não sao todas a distro que possuem os drivers atualizados para esse processador, qual seria a distro mais indicavel?
3-Como funciona o download do jogo, não é igual o Windows, que vc baixa e instala e depois joga, eu vendo alguns foruns acabei me perdendo, tipo eu baixo o jogo normalmente, e depois instalo o vulkan em cima do jogo e pra abrir eu uso o Wine, PlayonLinux ou Luther?
Eu estava pensando em pegar a Distro Linux Mint que a padrão de iniciante, ou a Ubuntu clássica, mas eu realmente não faço ideia de qual pegar, eu jogo o básico, nada muito pesado, um Pes, naruto storm 4 e um LoL, qual distro seria melhor? valeria a pena ter 2 distro no Pc?
Outro função que eu uso muito é a de compartilhar pasta da rede, para poder acessa lá pelo celular.

1 - não
2 - qualquer distro que não seja um dinossauro
3 - só usa a Steam, Lutris e Wine cru são pra se o jogo for por fora da Steam, e é simples só seguir as instrução da página do jogo no site do Lutris

Tanto Mint quanto Ubuntu funcionam bem, mas eu sempre recomendo mais algum flavor do Ubuntu pq GNOME é um saco, duas distros num PC são perda de tempo e vc pode fazer compartilhar coisas pela rede normalmente.

3 curtidas

Olá @GabrielDoLinuX tudo beleza?

Sugiro começar devagar e tentar resolver 1 “problema” de cada vez para você não se atrapalhar aí nas coisas :slight_smile:

Ubuntu 19.10 e Pop!OS 19.10 que estão prestes a serem lançados são ótimas opções e estão melhorando ainda mais o suporte aos processadores Ryzen.

As variações do Mint também são todas bacanas, mas eu sou usuário de Gnome então só olho esses outros desktops por curiosidade.

Além das respostas que o @Fenrir já deu aqui no fórum tem um monte de postagens discutindo quais seriam boas distros para jogar e também distros mais leves, dá uma pesquisada que vai te ajudar com certeza.

:vulcan_salute:

1 curtida

Fala meu amigo, tudo bem?

Ficamos felizes que veio fazer parte do mundo Linux.

Acredito que o Ubuntu seja a melhor opção para você. Dê uma olhada sério mesmo no próximo lançamento que vai ocorrer amanhã 17/10/2019 - Ubuntu 19.10, ele vem com uma série de melhorias, que acredito que vai ser o divisor de águas do Ubuntu.

Respondendo as suas perguntas:

1 - Acredito que no Ubuntu vai melhorar o FPS dos seus jogos. Terá um desempenho significativo melhor. (Eu tive como experiência o CS:GO).

2 - Distro = Ubuntu. 19.04 ou amanhã a nova 19.10.

3 - Existem métodos muito eficazes de jogar LoL no Ubuntu, instala primeiro o sistema operacional e depois vamos te ajudando, acho que aqui ou no blog do Diolinux tem um tutorial muito bacana funcionando 100%.

Duas distros é igual a duas dores de cabeça.

1 curtida

Complementando o que já foi dito pelos colegas de forum, e endossando especialmente o que @alexvmaximiano disse, instala uma distribuição linux da sua preferencial, ou algumas da sugeridas(deixo como recomendação Ubuntu ou Zorin).

Depois que tiver instalado, e você se interessar, veja alguns videos sobre personalização do sistema, no canal do dio e muitos outros tem coisas relacionadas a isso. Com essas partes concluídas, instale a steam e ative o Proton, testa os jogos da Steam que você joga, para os que não forem via Steam, baixe também o Lutris e Wine(volto depois para falar mais sobre).

Por ultimo e muito importante, veja esse vídeo aqui: Como INSTALAR LINUX com /HOME SEPARADA - YouTube

Parece bobo, e talvez até seja, mas instalar uma distribuição com /home separada pode te dar uma tranquilidade no inicio, e algum seguro de que não vai perder as configurações que fizer se daqui um tempo achar uma nova distribuição linux que te atraia mais.

Fica esse link aqui tbm sobre o assunto: Como INSTALAR LINUX com /HOME SEPARADA - #6 by pedrowill1987

1 curtida

Olha, uso o elementary OS 5, é muito bonito, e, por ter a base Ubuntu tem bastante suporte, mas precisa de alguns tweaks para funcionar como deve.
Depois de configurado o desempenho é relativamente bom, mas não instale nenhuma distro com GNOME. Não é que eu não goste dele nem nada, mas o desempenho do GNOME em qualquer máquina que não seja da N.A.S.A é uma porcaria. Te recomendo o Pantheon, XFCE ou outra mais leve.

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.