Desinstalar o Mint dual boot

Olá, sou iniciante no linux.
Quando instalei o mint pela primeira vez tive problemas pq desinstalei ele direto pelo HD (excluindo as partições) e tive problemas com o GRUB (claro! depois que fiz vi o erro), e precisei reinstalar o windows, para a reinicialização.

Atualmente, gostei do Zorin, e com medo de precisar reinstalar o windows, instalei o Zorin, sem “desinstalar” o Mint, ficando com os 3 “sistemas”.

Minha dúvida é… se eu excluir o mint, o “GRUB do Zorin”(que agora está controlando a esolha do sistema operacional a ser utilizado) continuará funcionando, sem necessidade de reinstalar o windows?

Gostei do Mint, mas o Zorin, funcionou bem para mim, e queria retirar o Mint e ficar realmente com um dual boot e não um triple boot, rsrs

Desde já agradeço.
Uso linux por causa/influencia do canal.

Nessa atual situação, você só perderia o GRUB se desinstalar o Zorin. Sim, o GRUB continuará funcionando.

Basta digitar: update-grub para o Mint ser apagado do Grub.

Provavelmente você está usando o modo antigo de boot, o legacy, que grava apenas um boot por disco rígido. Se foi isso então você desinstalou de forma errada na primeira vez. O procedimento deveria ser dar boot no windows, atualizar a MBR, reiniciar o computador, verificar que entrou no windows, dae sim apagar as partições do outro sistema operacional.

A dica é essa: reinstale o bootloader do sistema que vai ficar antes de apagar o sistema antigo.

Para evitar essa dor de cabeça com multi-boot, sugiro trocar para UEFI quando trocar para um novo HD. Modo legacy só funciona bem para quem só tem um sistema e disco rígido pequeno.

Obrigado pela atenção Pessoal

1 Curtida