Desinstalação de flatpaks

Pessoal saí do Windows tem pouco tempo, e sabemos que se apagar alguma pasta de programa gera problemas no sistema. Então carrego essa mentalidade comigo.

Agora estou usando Pop!_OS 20.04 LTS e desinstalei pela pop shop alguns flatpaks que tinha instalado antes. Mas gora percebi que os arquivos dos aplicativos dos flatpaks que desisntalei ainda estão no ssd na pasta .var/app ocupando um espaço considerável.

1. Posso apagar os arquivos arquivos da pasta .var/app?

2. Ainda existe outro local onde os flatpaks desinstalados deixaram arquivos obsoletos? Se sim, posso apagá-los também?

Provavelmente são as dependências. Roda no terminal: flatpak uninstall --unused

Rodei o comando: flatpak uninstall --unused e o flatpak que eu desinstalei pela pop shop não aparece. Ao que parece ele foi desinstalado mesmo. Mas sobrou a pasta ocupando meu ssd kkk.

Fiz uma pesquisa em todo disco, o que sobrou do flatpak foi:

• uma pasta no arquivo .var/app/nome.do.flatpak (2gb)
  • alguns arquivos na pasta var/lib (não chega nem a 1mb)

Minha steam via flatpak também estava bugada. Desinstalei a steam flatpak e instalei .deb. Os arquivos da versão flatpak estão lá… aproximadamente 8gb!!!

Sou usuário novo e posso estar errado, mas parece que flatpak é uma furada kkkk mesmo tendo a facilidade de serem atualizados automaticamente.

2 curtidas

Essa pasta é como a %appdata% do Windows, vc tem que remover manualmente

flatpak uninstall --delete-data. Use esse comando para remover configurações e dados de aplicativos removidos. --unused é para remover runtimes

3 curtidas

Sim, isso são backups das configurações antigas. O @TheGreatDeadOne já citou como remover o aplicativo e os dados de uma vez só no futuro, mas deletar as subpastas de ~/.var/app correspondentes aos Flatpaks que você removeu pode ser feito tranquilamente.

Fica tudo concentrado em ~/.var/app/$PROGRAMA ou /var/lib/flatpak (a segunda está vazia pois você nunca usou flatpak install com sudo, provavelmente). Ao menos na minha opinião, essa é uma vantagem em comparação ficar tudo entulhado em .local ou .config como acontece nos pacotes “clássicos”.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.