Desenvolvendo softwares em linux e para linux

Boa tarde pessoal.

O GTK e QT são IDEs para design gráfico? Assistindo a alguns vídeos do Dio no yt algumas coisas eu entende e outras ficaram meio obscuras. Por exemplo. Ao programar um software para linux eu o faço em C++ e sua interface gráfica eu faço em GTK & QT ? Outra, essas ferramentas já vem por padrão no pacote de uma distro ou devo instalá-los separadamente? O que acham do BigLinux como ambiente de desenvolvimento?

São na verdade frameworks. Você pode fazer o seu programa na linguagem que quiser. Se fala em GTK e QT no Linux por serem os 2 frameworks mais populares para fazer interface gráfica, usados pelas 2 DEs mais populares (GNOME e KDE) e outras derivadas.

Inclusive você pode usar diversas outras linguagens além de C/C++ e ainda continuar usando GTK ou QT, exite o que chamamos de “bindings” para outras linguagens:

https://wiki.qt.io/Language_Bindings

3 curtidas

Isso mesmo, você cria seu programa rm C++ por exemplo e usa o GTK ou QT para fazer a toda a interface gráfica (GUI) do seu software.

No caso do GTK a ferramenta que você usa para criar a GUI é o Gnome Bulider além de também é compatível com o Eclipse.

1 curtida

Ultimamente, tenho me dedicado ao Flutter quando o assunto é aplicação Desktop Linux. A perfomance é incrível, fora a flexibilidade.

Java usando Qt como interface gráfica?

interface gráfica em Java