Desenvolvedores vs Infraestrutura

Meu povo, tranquilidade?

Resolvi abrir essa discussão apenas para refletirmos sobre o assunto. Vou tratar apenas como “empresa” as empresas de desenvolvimento e profissionais liberais que atuam nessa área.

Trabalho com suporte a usuário e com infraestrutura (rede, servidores, virtualização) em algumas empresas distintas, do setor público e privado. Onde tem sistema terceirizado, o pessoal do sistema sempre coloca a “culpa” do mau funcionamento de seus respectivos sistemas na infraestrutura local, nos desktops, antivírus, rede, etc. Sei que isso não é uma regra, mas acontece com muita frequência. Em um cliente meu, tive que colocar regra nas pastas do sistema para o antivírus não excluir alguns executáveis. Reportei isso para a empresa mas ainda não resolveram.

Em caso de sistemas que precisam de um servidor local, já dei a sujestão para o pessoal de uma empresa para montar um “servidor virtualizado padrão” e configurar apenas o IP da rede de onde foi contratado, mas o pessoal colocou tanta dificuldade, preferem instalar e configurar tudo do zero.

No meu entendimento, algumas empresas não levam em consideração as infraestruturas diversas que seus clientes tem. É muito dificil encontrar uma empresa que coloca a infraestrutura no plano de desenvolvimento.

Para quem trabalha com suporte/infraestrutura relate suas experiências com empresas terceirizadas.

Para quem trabalha com desenvolvimento relate como é tratado a questão da infraestrutura de suas contratantes.