Desenvolvedor do KDE acredita que a interface Plasma pode se tornar o "Windows ou Android" do mundo open source

Gosto do Gnome pois tem um bom trabalho no visual da interface. A interface é bem polida e as coisas funcionam.

O KDE é uma boa interface mas eu ainda acho que está muito longe da coerência do Gnome. Posso dizer uma “besteira” agora mas acho o Gnome a interface mais polida da atualidade. Mais bem polida ainda que o MacOs.

2 curtidas

Mais otimizado ou mais simples? Também tem isso. Do meu ponto de vista, o Xfce parece ser um ambiente mais simplificado e, portanto, é natural ser menos pesado.

3 curtidas

Eu li o que você escreveu. Estava respondendo ao rapaz Kevin, não você :slight_smile:

Não diria mais otimizado, porque otimização está relacionada ao que você pode fazer para reduzir os impactos negativos de algo. No caso do KDE Plasma, levando em consideração a complexidade do projeto, o mesmo é bem otimizado, diferente do KDE 4. Entretanto, de fato, o XFCE acaba sendo mais performático pelo simples fato de ser mais simples.

Em uma distribuição “faça você mesmo” (DIY) é possível, mas levando em consideração a magnitude do KDE Plasma, isso seria motivo para preocupação e não para admiração.

5 curtidas

Concordo, mas só quando é analisado primariamente, é necessário olhar quanta RAM é usada em função ao que ele entrega, o KDE usa 450 MB de RAM + Konsole aqui só que é ridiculamente fluída e tem um monitoramento do XDG_DATA_DIRS com delay de 2s, leve pra caramba

3 curtidas

Por que?

xfce pode rodar com o triplo de menos ram q o KDE. Agr eu duvido ser mais fluido. Fica a dica: Otimização n necessariamente tem haver com uso de ram.

1 curtida

Já responderam por mim. :wink:

KDE Plasma e GNOME têm, hoje, o visual mais bem trabalhado entre os ambientes gráficos. E conferem as experiências mais refinadas de uso do sistema operacional.

Mas o GNOME, para mim, é minimalista demais: modificá-lo de fato requer extensões, que na verdade são patches…

E o KDE Plasma é detalhado demais em suas configurações. Isso às vezes é bem irritante.

Por isso eu costumo ficar com os “primos pobres”: Xfce, MATE e LXQt.

Tenho esperanças quanto ao que virá do Cosmic em Rust e do Budgie em EFL. E cada vez mais tenho vontade de experimentar ambientes gráficos só montados com WMs, vejo muita coisa bonita feita só em Openbonx, bspwm, i3, Sway etc.

5 curtidas

Vamos usar LXQT, e não se fala mais nisso! :sweat_smile:

3 curtidas

Eu curto…

O Cosmic será em Rust, não?

Yep

1 curtida

Isso! Vou corrigir.

1 curtida

Enquanto existirem opções para todos, para mim está de bom tamanho.

1 curtida

Ah, tranquilo! Me perdoe pelo equívoco!

Respondendo você e o nosso confrade @KairanD : sim, de fato o Xfce é bem mais simplista e utiliza bem menos recursos para se executar, já que não vem com todas as ferramentas. E isto para algumas pessoas, principalmente dev’s, pode ser um pouco frustrante (não todos, já que um dos principais desenvolvedores do Manjaro só utiliza Xfce).

Agora, o Xfce não deixa de ser bem otimizado. No que ele propõe, de fato ele consegue ser um ambiente gráfico equilibrado e consegue render bem dentro de tudo que ele tem.

Seu post foi perfeito. Não necessariamente tem a ver com o uso de RAM e isso é verdade. Porém, em um mercado como o Brasil, que vende notebook’s ou desktop’s de entrada cujo hardware é menos efetivo que uma batata, evitar muito o consumo de memória RAM é algo que NECESSARIAMENTE faz diferença.

2 curtidas

Estou acompanhando esta discussão faz algum tempo e me parece que estamos esquecendo de uma coisa importante, fora da bolha de quem entende como um sistema operacional funciona ninguém sabe o que é consumo de RAM ou otimização, etc.

O usuário médio, apenas quer ligar o computador e ver as coisas funcionando, com acesso fácil às ferramentas que ele julga necessário. Eu ficaria muito feliz em ver o KDE ou qualquer outro ambiente desktop se tornar o mais usado do mercado.

Se uma DE se tornar relevante o suficiente no mercado hoje dominado pelo Windows, vai beneficiar todos os projetos de software livre indiretamente. Otimização, desempenho, fluidez, tudo isso é muito importante, mas não é só isso que torna um produto relevante no mercado.

É normal que a gente seja protecionista com algo que gostamos muito, mas algumas vezes, é necessário olhar no longo prazo o que pode ser mais benéfico para todos.

:vulcan_salute:

16 curtidas

Estou ansioso pelo Cosmic feito em Rust, se fizerem um bom trabalho igual fizeram em melhorar o GNOME, tem tudo para dar certo.

Gosto da System76, estão se tornando o que a Canonical foi um dia no Desktop, só torço para que o Cosmic não tenha o mesmo destino do Unity.

3 curtidas

Estou otimista. A System76 tem algo que a Canonical não tinha: o desktop como parte da receita.

3 curtidas

Curto também!