Desempenho Pavilion dm1 Windows x Linux

Tenho o seguinte notebook:
HP Pavilion dm1-3255br
Processador: AMD E-350 Dual-Core, de 1,66 GHz
Memória RAM: 8 GB RAM
Vídeo: AMD Mobility Radeon HD 6310
Armazenamento: SSD 240gb

Mesmo estando em 2024, estava utilizando ele com Windows 7 Home Basic. Ao tentar instalar uma distro nele percebi um certo padrão.

Usando o PassMark como referencia:
Os testes de CPU e Memoria no Windows 7 e 8 que também testei saem com média respectiva de 520 e 490 pontos e o Web Basemark no Edge fica com 102 pontos. também é possível assistir vídeos forçando o uso do h264 sem problemas.
No linux usando as distros (Arch+XFCE / q4os / Bodhi / Xubuntu+Lubuntu 18.04) CPU mal chega a 500 pontos e RAM não passa de 430 na média. O Web Basemark não roda em nenhuma das distros tanto com Firefox e Chrome. E os vídeos mesmo com h264 ficam dando framedrop.

Minha dúvida em si não é sobre qual distro instalar nele mas sim o porque da diferença de performance e o que posso otimizar, pois os Windows que citei rotam muito bem nele. O Windows 10 nele faz o E350 chorar, sei que instando algum Windows Lite customizado ficaria mais rápido mas não sou fã dessas ISOS de procedência duvidosa.

1 curtida

Salve @Daniel_Cristofer, tudo bem contigo?

Por se tratar de um equipamento com hardware limitado você vai precisar focar em distros mais amigáveis com esse cenário. Por mais que as distribuições Linux consigam rodar em variados tipos de hardware, ao pegar uma distro moderna de uso geral, você também precisa levar em conta os novos requisitos de hardware que elas possuem.

Principalmente quando falamos de ambientes como GNOME e KDE, hoje o suporte a Vulkan é praticamente obrigatório para uma boa experiência.

Benchmarks são interessantes para termos uma medida sintética do equipamento, mas, como ficou a sua experiência de uso? A diferença de desempenho estava de atrapalhando?

:vulcan_salute:

2 curtidas

Essa CPU e o primo da série “C” da AMD
Taxa de cálculo e péssima e aceleração gráfica limitada
A distribuição que funcionaria bem séria o Arch

A utilização com Windows com Office 2013 vídeos do Youtube funciona bem, no geral o uso é fluído em bem satisfatório. MAS como é Windows 7, mesmo ainda recebendo alguns updates do Microsoft Security ainda é um sistema já legado. Gostaria de colocar Mint que já uso no meu desktop e já usei em um Dell que eu tinha, mas mesmo o Mint XFCE não gostei da experiência neste HP.

Testei com o Arch tanto com XFCE quanto com Lxqt. Ele cai nos mesmos problemas, provavelmente teria que fazer alguma coisa por “debaixo do capô” para dar uma otimizada nele.