Desempenho entre Ubuntu e Linux Mint

Qual é mais pesado em performance no geral, Ubuntu ou Linux Mint Cinnamon? E quais as distros mais pesadas?

Depende, qual o seu hardware? Com algo de 2015 pra cá você não deve sentir diferenças na usabilidade. De qualquer forma, a sobrecarga no hardware por parte do Ubuntu stock é maior, mas o Cinnamon não é o mais leve também.

Por “distro pesada”, o que você quer dizer? Enlightenment pode ser pesado se rodarem muitas coisas de fundo, tal qual GNOME pode ser leve se só o core do OS estiver rodando.

A diferença entre os dois é muito pequena. Imaginando apenas o sistema instalado por padrão, vc só terá diferença do gerenciador de janelas e dos snaps… Ambos podem ser trocados ou removidos pra ter um desempenho igual ou melhor, independente da instalação padrão.

Na minha opinião o Mint é mais leve

1 curtida

Pelos testes q fiz, Mint é mais leve, mas se vc fizer os ajustes corretos, o Ubuntu pode ficar até mais leve.
Se vc se meter de tentar recompilar o kernel, o desempenho (de ambas) ficará até melhor.

Dá uma conferida:

Depende do ambiente também, comparando o padrão Cinnamon vs Gnome, o Cinnamon é mais leve. Mas a diferença não é lá muito grande.

Eu testei o Ubuntu e Linux Mint em dois micros antigos com essas configurações:

Micro 1:
Intel Celeron 743 1,30 GHz
4 GB DDR2
SSD 240 GB
Intel GMA 4500MHD
Tela 11,6", 1366x768

Micro 2:
Core 2 Duo T5750 2,00 GHz
3 GB DDR2
HDD 500 GB
Intel GMA X3100
Tela 15,4", 1280x800

Em ambos os micros, o Ubuntu pareceu um pouco mais pesado. A versão Cinnamon do Linux Mint também ficou com as animações lentas, mas rodava melhor que o Ubuntu. Acredito que num micro mais poderoso (observação logo abaixo), a diferença será menor, mas ainda favorecendo o Linux Mint.

Obs: Não necessariamente mais recente, existiam notebooks com chip gráfico dedicado aliado a Core 2 Duo, que ainda dão um desempenho bem decente hoje em dia.

Para uma máquina antiga o mint XFCE ou MATE são melhores…

1 curtida

Linux Mint mais leve, sem dúvidas.