Desempenho em jogos no Ubuntu 20.04

Fiz a instalação do csgo pela steam em uma máquina de última geração com placa de vídeo dedicada. Mesmo com o driver da nvidia e configurado como on-demand percebi que o jogo não estava utilizando a placa dedicada e sim a integrada com base no desempenho, como: demora para abrir o jogo ou travamentos e superaquecimento. Inclusive tive que configurar --fullscreen, pois por padrão abre no modo janela e fica exibindo a barra lateral e o menu superior.
Alguém sabe alguma solução para isso ou alguma distro que funcione bem em notebook com placa dedicada e que não seja obrigatório desativar o secure boot?

1 curtida

Não sei que distro você está utilizando, mas no PopOS tem a opção para lançar a Steam explicitamente com placa de vídeo dedicada:

Screenshot from 2020-11-03 20-47-09

No caso, o meu já está utilizando a dedicada como padrão, então aparece pra lançar com a integrada, mas pode ser que o seu esteja diferente.

3 curtidas

A distro que utilizei é ubuntu 20.04
Achei que como está configurado como on-demand iria selecionar a placa dedicada automático com base no tipo de aplicação em execução que exige um desempenho gráfico maior.

1 curtida

No meu não tem essa opção, mas consegui melhorar o desempenho ativando o game mode.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.