Essa semana eu formatei o meu computador e coloquei o LInux MInt 20 Ulyana pois o meu computador nao estava mais reconhecendo o win10, entaao depois de formatar e configurar fui baixar alguns jogos que ja jogava no win, soque eu acabei percebendo q o desempenho caiu muito, eu joga Lol com 50/40 fps agora estou jogando com 20, o minecraft com 150 fps agora com 40/30, dei uma pesquisada para tentar arrumar, baixei o Indicator-cpufreq mas nao adiantou nada, ate agora nao consegui resolver isso, alguem poderia me ajudar pfv.
Config do computador:
Intel® Celeron® CPU N3350 @ 1.10GHz 4GB
Intel HD Graphics 500
Complicado descobrir o motivo exato porque tem muitas variáveis que podem influenciar.
O Linux Mint está sempre relativamente desatualizado em relação a drivers de vídeo, o que pode causar lentidão, mas seus gráficos integrados são meio antigos, então não deve ser o caso.
Como você instalou ambos os jogos? Está usando Wine para os dois ou só para o LoL?
Sera que eu deveria baixar outra versão do Linux então? O LoL baixei pelo Lutris, ja o minecraft foi pelo site da mojang, o Wine estou usando somente para o LoL
Bom, o Linux Mint é mais focado em estabilidade, por isso nem sempre trás os últimos drivers e bibliotecas. Não significa que tenha que trocar de distribuição, como disse, seus gráficos são um pouco antigos e trocar para uma distribuição tipo Manjaro, que tem tudo quase sempre na última versão, não vai mudar muita coisa, sinceramente. No seu caso, vale mais a pena permanecer na qual se sente mais confortável mesmo.
Caso não, você pode tentar, se quiser, outra distribuição, sem ser necessário formatar. Testando ela pelo modo Live CD mesmo, pra ver se você gosta dela. Se gostar, formatar e ver se os jogos rodam melhor. Ou se mesmo assim não der certo, e você quiser muito jogar esses jogos com o mesmo desempenho que antes, talvez voltar para o Windows seja uma opção.
Lembrando que o LoL só vai continuar funcionando para Linux até 2021, quando a Riot lançar o novo anti-cheat que provavelmente vai bloquear o Wine.
Corrija-me se eu estiver errado, mas este seu hardware não é abaixo dos requisitos mínimos para jogar League Of Legends não? Pois você disse que rodava entre 40 a 50 FPS no Windows, e agora está rodando a 20 FPS, o problema não é a distribuição e nem a interface gráfica, mas sim o hardware que não atende os requisitos mínimos do jogo, e geralmente você precisa ter um hardware um pouco melhor para jogar no Linux.
Os jogos no Windows rodam através da API Gráfica DirectX, enquanto no Linux é o OpenGL (inferior ao DirectX), por isto você está com desempenho reduzido.
Se todo o seu conjunto de hardware fosse superior, e sua placa de vídeo tivesse suporte a nova API Gráfica Vulkan, seria apenas habilitar o Vulkan no Lutris, e você jogaria LOL próximo dos 100 FPS no Linux.
Faça o teste, vá nas configurações do jogo no Lutris aí, veja se tem a opção “DXVK”, caso tenha, ative esta opção e execute o jogo, para ver se melhora.
Para mais informações, leia os seguintes links:
Leia estas coisas com atenção e calma.
Se no final das contas seu hardware não atende aos requisitos dos jogos, e DXVK não for compatível, o jeito é tentar reinstalar o Windows 10 novamente, lá o jogo rodará melhor.