Descobriu um App legal para Linux? Compartilhe aqui! - Diolinux App Showcase

Oi pessoal, o “Diolinux App Showcase” é um novo quadro no nosso canal no YouTube onde vamos mostrar aplicações interessantes disponíveis para Linux para que você possa descobrir novos softwares interessantes e também compartilhar os que você já conhece.

Aposto que tem muitos softwares legais que as pessoas desconhecem. Particularmente me lembro que encontrar as melhores aplicações para uma determinada atividade era um pouco difícil quando eu comecei a pesquisar sobre Linux. Hoje as coisas estão mais fáceis, ainda bem. :slight_smile:

Respondam a este post com sugestões de aplicações bacanas que vocês conhecem, quem sabe o software que você tanto curte poderá fazer parte de um dos vídeos do canal graças a uma indicação sua. :slight_smile:

Como postar o seu App favorito?

Procure indicar apenas um aplicativo por resposta, contando um pouco mais sobre como você o conheceu, para o que utiliza, porque você gosta dele, etc. Pode ser legal também colocar o link para download dele (ou link para o site oficial), mencionando se é possível encontrar ele nas lojas das distros, snap, flatpak, appimage, ou que for. :slight_smile:

Valeu galera, vamos fazer esse tópico dar muitos frutos! :smiley:

19 Curtidas

Peazip: é um compactador de arquivos com interface gráfica, funciona no Linux e tem uma versão que não necessita instalação. Gosto dele pois é simples e funciona, tem o que sentia falta no Linux e é como se fosse um 7-zip.
https://peazip.github.io/
É disponível em .DEB, .RPM e versão portável.

7 Curtidas

São tantos legais… mas o mais “mão na roda” pra mim ainda é o Ferdi, nele uso Zap, Telegram, Discord e Skype

2 Curtidas

Foliate:
https://johnfactotum.github.io/foliate/

Conheci ao instalar o MX Linux KDE, e clicar em um ePub.

Desde esse dia, prefiro baixar ePub em vez de PDF, quando tenho opção.

É possível que haja outros, iguais ou até melhores, mas esse é um campo que nunca explorei.

Encontrei nos repositórios do Void, do Arch e do openSUSE.

Ainda não encontrei nos repositórios de outras distros (KDE Neon 20.04 Focal Fossa), e em outras ainda não procurei.

4 Curtidas

Para este meu primeiro comentário, tem um velho conhecido de usuários Linux, porém alguns nem sabem que ele existe. É o CPU-X uma alternativa ao famoso CPU-Z do Windows.
Ele está disponível nos repositórios oficiais de várias distribuições, como Ubuntu, Solus, OpenMandriva LX, FreeBSD, Fedora e Debian.

5 Curtidas

A um tempo atrás estava precisando de uma ferramenta para criar gif’s acabei conhecendo o Gifcurry tem em appimage, snap, fonte e via AUR.

Github
Snapcraft
Appimage
AUR

3 Curtidas

O Feh. Apesar de ser bem citado entre o mundo linux, a sua existencia e suas funcionalidades passam despercebidas.

5 postagens foram divididas em um novo tópico: Como abrir o Feh de forma centralizada

O w3m. O navegador de internet em modo texto que ajuda muito em momentos de emergencia.

1 Curtida

Por estar em Flatpak e Snap, basicamente abrange todas as distros, creio que seja um dos motivos de não estar nos repositórios e pode ser q esteja nas distros que vc falou, pq foram postas la saca. É um bom leitor mesmo, tanto que teve post no blog falando hehe https://diolinux.com.br/2019/09/foliate-um-leitor-simples-e-moderno-de-ebooks.html

1 Curtida

Ksnip

Um programa de screenshot bem bacana, é possivel colocar setas, númerações, movimentar a imagem do cursor do mouse que foi capturado… Pra escrever texto em duas linhas é preciso apertar shift + enter pra trocar de linha.

Mas também tem a opção de crop/recortar imagem e a função de redimemsionamento de imagem.

Então quando preciso de uma edição de imagem rápido uso o Ksnip prar recortar uma imagem.

Além disso é multiplataforma, isso pra mim é essencial. Aí não fico preso a um unico sistema operacional.

também é possível inserir marca d’agua e stickers personalizados

8 Curtidas

O Notable. Trata-se de um aplicativo de notas. O diferencial é que as notas são escritas em Markdown, é possível também escrever expressões KaTeX. Tem um tema dark e vários atalhos de teclado habilitados, sendo possível, dessa forma, utilizá-lo sem auxílio do mouse. E cá entre nós, é uma delícia usar somente o teclado. O Notable permite que você sincronize com o Dropbox ou outro serviço de nuvem de sua preferência. É possível exportar as notas em PDF se assim desejar. Conheci este app e substitui o Evernote por ele. O Notable está disponível em pacotes .deb, .rpm, AppImage, snap e Pacman. O site oficial é:
https://notable.app

6 Curtidas

Keepass2 uma ferramenta muito boa para armazenar senhas, uso há mais de 4 anos. Funciona totalmente offline (a versão para Windows possui recursos online para atualizar o programa).

Eu conheci naquela software store antiga do Ubuntu e tenho usado até hoje. Tem diversos forks não-oficiais, entre eles o mais famoso é o KeepassXC.

Está disponível nos repositórios oficiais da grande maioria das distribuições, porém por algum motivo ele não aparece no Gnome Software (loja das distribuições que usam Gnome) ou Snap Store (loja presente nos Ubuntus). Para instalá-lo, é preciso usar um programa que tenha suporte a instalação de pacotes pequenos (como Synaptic) ou usar o terminal.

2 Curtidas

Typora é um editor de textos para escrever em Markdown. Tem todos os recursos que se espera de um editor Markdown: Images, Headers, Lists, Tables, Code Fences, Mathematics, Diagrams, Inline Styles, etc. O Typora fornece um painel de árvore de arquivos e um painel lateral de artigos, contagem de palavras, exporta para PDF e formatos docx, OpenOffice, LaTeX, Epub podem ser importados e exportados. Os temas são totalmente configuráveis por CSS. O tema que uso é o Drácula. A instalação é feita adicionando o repositório do Typora. É possível encontrar disponível uma versão em Snap ou baixar o arquivo binário.
Site oficial: typora.io
Snapcraft: Typora by Predrag Kašić

2 Curtidas

O jPdfTweak é uma ferramenta que achei fazendo tour pela Pop!_Shop. Não é algo que uso muito, mas para quem precisa manipular PDFs e não quer depender ou usar serviços online, é uma ferramenta completa.

Site
Flathub

1 Curtida

Um que eu sempre uso é o Hydrapaper, ele gerencia wallpapers diferentes para cada monitor, tem no flathub! Muito Bom!

1 Curtida

SC Controller. Emulador de controles de Xbox 360 e (função bem menos polida, pra ser sincero) de mouse e teclado para joysticks genéricos.

Melhor alternativa para o X360CEMU no Linux, e funciona tanto em jogos nativos quanto via Wine.

GitHub

Nessa mesma linha, tem o PDF Mix Tool

Flatpak
Snap

É uma aplicação bem mais simplória (praticamente só corta e junta PDFs enquanto o JPT além disso assina, bota marca-d’água etc.), mas nessas funções simples me atendeu muito bem.

2 Curtidas

O Pencil que é um aplicativo de prototipagem que costumo usar para criar mapas mentais. Ele tem muitos recursos, é opensource e gratuito. No site oficial está disponível em pacotes .deb e .rpm.

5 Curtidas

Recentemente conheci o GTG (Get Things Gnome) e já não vivo sem ele. Costumava ser o programa padrão do Gnome pra lista de tarefas (to do), mas andou abandonado por um bom tempo.

Desde o fim do ano passado um grupo de desenvolvedores o trouxe de volta à vida. Atualizaram, melhoraram a integração com o gnome (sob o capô) e incluíram funcionalidades que fazem com que ele seja simples, mas muito útil.

Essa versão mais atual está no flathub. Essa versão revitalizada (ainda) não tem empacotada nos formatos mais populares (deb, rpm, etc.), então temos (no meu caso, pelo menos, já que não sei empacotar nada) que nos contentar com o flatpak, mesmo. A versão que eventualmente tenha nos repositórios das distribuições provavelmente é a antiga abandonada.

1 Curtida