Desativar teclado do Big Linux com Wayland

Amigos, sou novo no mundo Linux e resolvi começar pelo Big Linux, mas meu notebook esta com a tecla de seta para baixo com problema, mas no Windows é fácil desativar com uma gambiarra, instalando um drive de teclado virtual, mas no Big Linux, já tentei o pelo Xinput (não tem suporte ao Wayland) e até alterando a Grub, mas fiquei com receio de trocar os camandos que estava lá pelo de desativar o teclado (“quiet splash i8042.nokbd”).
Como posso resolver?

Para desativar o teclado uma das formas possíveis é criar um udev rule.
Tenho uma máquina com problema no teclado também e essa foi a forma que encontrei de “gambiarra” até poder arrumar o teclado de fato kkkk
Já que estamos falando de wayland muito provavelmente o libinput está instalado, caso não, instale (libinput é uma biblioteca de software usada em sistemas operacionais baseados em Linux para gerenciar dispositivos de entrada).
Você pode rodar o comando no terminal sudo libinput list-devices e ele listará todos os dispositivos de entrada detectados na máquina. Na lista procure por algo como “AT Translated Set 2 keyboard” e veja o número do event no atributo kernel (ex.: Kernel: /dev/input/event3") e guarde para usar depois.
Com isso, dá pra criar um arquivo de texto com alguns parâmetros dentro de /etc/udev/rules.d/ - você pode usar o nano no terminal por exemplo para algo como “sudo nano /etc/udev/rules.d/99-disable_keyboard.rules”.
Dentro do arquivo ponha KERNEL=="event*", ATTRS{name}=="AT Translated Set 2 keyboard", ENV{LIBINPUT_IGNORE_DEVICE}="1" (substitua o asterisco pelo número que aparecer pra você no método de listagem que citem acima).
Com isso você pode salvar e reiniciar a máquina. Basicamente o que isso faz é que quando o PC subir o kernel ele irá ignorar o teclado na inicialização e você vai poder usar um teclado externo sem problemas.
Se quiser uma referência pode ver na Arch Wiki

1 curtida