Desativar a "correção" de aspas (ao menos em algumas categorias)

Esse é um exemplo de comentário afetado por esse problema.

Por padrão, o software que processa os comentários antes de eles serem exibidos “corrige” as aspas do padrão básico do teclado 'a' "a" para um “abre e fecha aspas” mais elegante ‘a’ “a” a não ser que tais aspas estejam em um bloco de código aberto e fechado por acento grave (`código` ou ```código```). Basta ver a diferença entre o que tem na caixa de texto para digitar e o que sai na pré-visualização.

Tendo em vista que esse fórum é sobre tecnologia, mais especificamente sobre Linux, vão ter comandos de terminal postados por pessoas que não percebem essa diferença bem sutil (especialmente no celular, onde essa pré-visualização não cabe), resultado em erros facilmente evitados. Nesse sentido, acho prudente desativar essa “correção”.

Outra questão é a dos espaços. Eles são automaticamente compactados em um só sempre que estão repetidos. Em linguagens de programação como Python, a quantidade de espaços é importante e compactá-los em um só pode causar bugs no código. Para piorar, somente o bloco de três acentos respeita os espaços.

def exemplo():
  print("exemplo")
  exit()

Enquanto em blocos de código com um acento só e texto normal compactam. Não é tão grave, já que em Python os espaços só têm função no começo da linha, mas acho que é algo a ser considerado. Inclusive, isso pode impedir que pessoas sem querer copiem o ponto que vem depois de um comando .

2 Curtidas