Tenho um Lenovo ThinkPad T470. Estou enfrentando problemas de desempenho quando ele está conectado à bateria externa (o notebook tem duas baterias, interna e externa). A bateria é nova, veio junto com o notebook, porém não é original, e este notebook tem um sistema de segurança contra aquecimento que, se não é fornecida energia suficiente, ele corta o desempenho.
Quando está na fonte ou na bateria interna, o processador atinge 3,5 GHz. Quando está utilizando a bateria externa (assim que a bateria interna descarrega), o desempenho cai para 0,40 GHz.
Como estou em dual-boot com Windows 11, no Windows consegui desativar temporariamente esta função com o aplicativo ThrottleStop. Mas este mesmo aplicativo não tem versão para Linux, e só consigo desativar via linha de comando. Com meu conhecimento básico de terminal, fui fazendo pesquisas e utilizei um pouco do ChatGPT para tentar desativar, mas todas as tentativas deram erro. A informação que recebi é que o kernel do Ubuntu 25.04 não permite esse tipo de função.
Teria alguma forma de desativar sem ter que trocar de Linux? Algum aplicativo ou algo assim? Ou, se for necessário trocar, o Ubuntu 24.04 teria o mesmo problema? Caso alguém saiba me dizer.