Galera, preciso abrir o jogo: KDE e eu temos uma relação digna de novela mexicana. Na maioria das vezes, simplesmente não rola. Já tentei várias vezes, mas sempre acaba igual aquele namoro que não dá certo — você insiste, mas no fundo sabe que não vai rolar.
O começo da treta
Tudo começou quando quis variar do Ubuntu. Testei Mint, curti o Cinnamon, mas cansei da base. Aí veio a proposta: “por que não BigLinux com KDE?”. E eu pensei: vai que agora vai.
Só que não.
Bastou abrir o sistema e ver aquele monte de opções, menus e configurações escondidas… e pronto: ranço ativado. Pra mim, usar KDE é tipo entrar numa loja de 1,99: tem de tudo, mas você nunca acha o que precisa de verdade. Ou pior: parece painel de avião. Eu só queria abrir o navegador e ouvir uma música, não pilotar um Boeing.
O trauma
Testei Plasma cru, testei distros com KDE, e a sensação era sempre a mesma: preso num sistema de 2005. É tanta opção que cada clique abre mais dez, e no fim eu só queria mudar a cor da barra… . Chega me dá um treco só de olhar aquela estética quadradona, meio Windows retrô, que não conversa comigo.
Mas nem sempre…
Aí veio o plot twist: Garuda Dr4g0nized. E, cara… eu #ameidepaixão. Foi a primeira vez que senti o KDE com outra cara: moderno, estiloso, cheio de vida. Nada daquela vibe quadradona que me dá ranço. Ou seja, não é que KDE seja “incurável” pra mim. É que depende muito de como cada distro apresenta o Plasma. No Garuda, parece outro ambiente.
A redenção
E não foi só o Garuda. Quando achei o BigLinux baseado em Manjaro/Arch, mas com Cinnamon, foi amor instantâneo: leve, estável, bonito, sem frescura. E ainda lembra bastante o GNOME, que sempre foi meu porto seguro.
Conclusão
Não é hate, é só gosto pessoal. KDE é poderoso, tem uma comunidade incrível, mas pra mim… não desce na maioria das vezes. Ainda assim, já não posso dizer que o ranço é absoluto: quando vem bem trabalhado, pode até virar paixão. No fim, continuo preferindo Cinnamon ou GNOME, mas agora eu senti que KDE depende muito de como é servido.
E vocês? Já passaram por isso de odiar um DE numa distro e amar em outra?
E… será que o KDE é só questão de “como é servido”? ![]()