Desabafo e aviso sobre o lenovo ideapad 330 com windows

Recentemente eu comprei um notebook da lenovo (um ideapad 330, i5 8° geração, 8gb e placa MX150) onde eu fiz dual boot do windows, que vem de fabrica, com o Manjaro. O hardware ta funcionando do jeito que eu esperava, porem, como ja é de costume, pra mim, o windows tende a estragar a experiência de usar um pc.

Ontem eu tava no windows, jogando, então o notebook simplesmente desligou, de forma abrupta, como se tivesse tirado a bateria e tirado da tomada, quando eu fui reiniciar, notei que o teclado não funcionava mais, só a tecla de ligar funcionava, então eu tive que conectar um teclado externo para poder usar, que pegava de boa, depois de reiniciar mais umas tres vezes o teclado voltou a funcionar.

Fui da uma pesquisada sobre isso e vi que é um problema comum dessa linha, 300, que começou desde o 320. Sobre ter desligado eu ainda não descobri o motivo, mas sobre o teclado eu descobri que o driver dele tem uma certa incompatibilidade com o windows, e se for atualizado, como eu fiz, o teclado deixa de funcionar de novo.

Então sim meus amigos, o driver do teclado interno do notebook que veio com o windows, é incompatível com o windows e ■■■■-se kkkkkkkk.

Vale dizer também que quando eu liguei o teclado não funcionava no grub e quando, depois, eu selecionei o Manjaro, ele não iniciou, então eu não sei ate que ponto o windows interferiu, por mais que eu saiba que ele tem uma incompatibilidade.

P.s. Hoje o note ja ta todo normal.

3 curtidas

Olá @endrick tudo beleza?

Eu penso que é bastante improvável um problema de driver em um sistema operacional gerar qualquer impacto em outro - a única possibilidade que me ocorre é que o driver gere algum tipo de exceção afeta o hardware ou BIOS e dessa forma acaba afetando qualquer outro sistema instalado.

Sendo seu notebook novo… não caberia um RMA? Ou mesmo devolver e solicitar um modelo que não tenha esse “defeito de fábrica”?

:vulcan_salute:

1 curtida

Pode acontecer uma sobrecarga de energia num componente, por causa de um driver que não gerencia ele direito, daí ele para de funcionar temporariamente, de forma física, ou seja, não vai funcionar em outros sistemas também, até que essa carga de energia estática seja dissipada.

1 curtida

Também penso isso.
Tipo, que existe incompatibilidade do windows existe, ja testei a hipotese, porem não sei se seria so isso que deu o erro, mas acho que ta relacionado, so não sei ate que nível.

Isso é outra coisa que eu to pensando em fazer, mas como eu ainda tenho muito tempo de garantia, vou levar or mais um tempo para ver o que acontece.

Pode ser também.
Eu deixo o note ligado no tomada, e quando deu o erro, uma das primeiras coisas que fiz foi tirar da tomada.

1 curtida

Lenovo ja e troll com celulares kkkkk agora com Notebooks e novidade pra mim kkkkkkk, mas uma coisa boa e vc usar seus direitos de consumidor e ir atrás do fabricante vc não acha? Kkkkkkkkkkk
O certo a se dizer sobre o teclado e simplesmente o banco de dados de hardware que ele carrega… A Microsoft simplesmente recebe os dados do WHQL pelo fabricante e compacta no driver, então esse problema e encargo da Lenovo

1 curtida

O argumento parece bem convincente, mas jamais ouvi falar de um caso assim.
Sei lá… me parece altamente improvável essa hipótese, mas nesse mundo de hardware e SO o que mais existe são “coisas que não deveriam acontecer, acontecendo”.

:vulcan_salute:

Isso não é um problema do Windows e sim do fabricante do teclado que coloco o teclado no mercado e disponibilizo um drive com um bug.
É a mesma coisa das placas hibridas pra Linux, no Windows elas tem mais desempenho que no Linux porque os fabricantes estão cagando pra quem usa Linux com hibrida só que ninguém culpa o Linux por isso e sim o fabricante que não se empenha tanto em desenvolve um drive pra Linux. Então tem que sabe diferencia essas coisas.

1 curtida

Cara, pra testemunhar sobre isso, eu já tive DIVERSOS equipamentos eletrônicos que eu havia dado como perdidos, passado algum tempo, liguei novamente por desencargo de consciência e aqui estão eles, funcionando até hoje.

1 curtida

True da true kkkkkkk já aconteceu muito comigo, cheguei a deixa um aparelho de canto por uma semana e depois eu passei e olhei e vi que ele tava ali e pensei, sério que estrago deixa eu da uma olhada e “volto a funciona magicamente”

Talvez seja isso, vou tentar atualizar o driver do teclado no Manjaro pra ver se o bug tambem acontece ou se é so no windows.

Eu já passei por isso com um teclado controlador MIDI(musical), com um home-theater, com um notebook Acer antigo, com um microondas…

Só pra citar algumas coisas.

A ciência explica isso como sobrecarga por eletricidade estática, e na maioria dos casos, o que causa isso é o próprio manuseio, visto que a gente carrega uma carga de energia enorme no corpo.

1 curtida

Não é talvez seja isso é isso. É bem simples de se entende o drive do manjaro é outro no manjaro eles não tem nem nada a vê então no manjaro pode funciona perfeitamente ou ter outro bug. Os drives é o fabricante que fornece sem o drive o teclado nem iria funciona é como as placa de rede dos PC’s se o sistema não tem o drive ela não funciona, ou se tem um drive que não é totalmente compatível não vai funciona direito.
Se você atualizo o drive e aconteceu isso faz um downgrade do drive e volta pro antigo se não entra em contato com o fabricante do teclado/drive e reporta o erro e espera uma atualização.

Nesse caso o problema fica sendo do windows, certo?
Tipo, o driver do teclado é fornecido pela fabricante, porem deu ruim no windows e não sei dizer se deu ruim no Manjaro, supondo que não tenha dado, o problema seria no windows, certo?

Eu sei que o windows tem uma certa incompatibilidade com o driver, não sei so o Manjaro tem, se eu atualizo o driver no windows, ele para de pegar vezes, ai eu fiz o downgrade
e ele volta a pegar.
Da primeira vez que parou eu não tinha atualizado o driver.

Não, em nenhum dos casos é culpa do Windows ele usa os drivers que são fornecidos pelo fabricante e quem fica responsável em testa e vê se não tem nenhum bug no Windows é fabricante, entenda, o drive falando de uma maneira mais simples ele se comunica com o hardware (seu teclado) e com o SO (Windows/Linux) só que quem fica responsável por desenvolve esse drive é o fabricante, então qualquer mal funcionamento que vem do drive no caso o teclado não funciona é responsabilidade do fabricante, o que pode ta acontecendo é que ou eles lanço um drive bem ruim e ta causando isso ou seu teclado é novo no mercado e eles não testo o suficiente pra vê se não ia acontece algum bug em algum caso, mas em ambos casos a culpa é do fabricante do teclado.

Essa incompatibilidade é culpa do fabricante ele que é responsável por cuida disso como eu disse antes, então se der algum mal funcionamento no drive é culpa do fabricante.
Por exemplo, já teve casos que placas da Geoforce (se não me engano foi uma gtx mesmo) eles lanço uma atualização do drive só que não testou em casos de extremo uso da gtx, só que ao lança o drive ele veio com um bug que era o seguinte, quando se pedia muito uso da gtx ao invés da ventoinha acompanha a gtx e roda mais rápido pra resfria a placa a ventoinha parava de funciona o que causo a queima de várias placas e esse caso aconteceu em um drive que a Geoforce lanço pro Windows e foi um mal funcionamento só que quem levo a culpa foi a Geoforce e não o Windows, quem fica como responsável por testa e vê se não tem nenhum bug ou incompatibilidade é o fabricante e não a Microsoft se fosse assim não compensaria nem desenvolve um SO o tanto de processo que iria leva por perda de dinheiro por bugs de drive a Microsoft já teria falido e nem ia da conta de cuida do drive de cada placa mãe, placa de vídeo, processador e várias outras coisas ia ser tanta coisa pra ela cuida.

Você pode da uma olhada aqui como que um drive funciona:

2 curtidas

Quanto mais você escreve, menos se entende, a formatação tá péssima, não é sucinta.

Eu to tentando escreve rápido to com sono e com um projetinho pra acaba, eu vi que comi umas letras e palavras mas é que quero acaba logo e deita kkkj dormi 2,5 horas essa noite só.

1 curtida

Engraçado eu também tive dois problemas recentemente que envolveram teclado no ideapad 330 no ubuntu 19.04.

Não sei se tem relação.

O primeiro foi no dia 12/12/19 onde os teclados(sem fio e o do note) pararam de funcionar do nada, travou tudo, mas voltou depois de uns 15 segundos, achei estranho.
O segundo foi no dia 13/13/19 novamente os teclados pararam mas dessa vez eu apertei várias teclas, tentei combinações para troca de janela pra ver se era algum programa que tinha travado, bem parecido com o que aconteceu anterior, porém dessa vez mostrou uma tela roxa do ubuntu e alguns carácteres(possivelmente os que tinha digitado) e a sessão fechou brutalmente.
Achei estranho e vou observar.
Aqui to usando o wayland, com a placa de video da intel(eu deixei a nvidia mx150 desabilitada, só ligo se eu for jogar ou em casos específicos).
O notebook fica ligado a maior parte do tempo a tomada, eu uso um filtro de linha básico, ethernet…
Se alguém puder refrescar a minha memória onde e como posso ver esses logs de erros no ubuntu, sou agradecido (mas o certo era eu tirar um tempo pra pesquisar sobre.)

1 curtida

O Ubuntu já vem com um visualizador de logs, é só ficar de olho no syslog.

1 curtida

Cara esse notebook dando problema em todos os sistema, tenta pega uma ajuda aqui e pelo que disse o notebook é novo se continua assim leva na garantia e vê se não é algo que eles possa resolve ou troca esse notebook enquanto tem tempo, se ele continua com esses problemas em todo SO acho que não é uma boa fica com ele.
Cuidado pra não ser algo que você acha ser um problema do sistema e acaba sendo de hardware e você perde o notebook depois que acaba a garantia.