Recentemente eu comprei um notebook da lenovo (um ideapad 330, i5 8° geração, 8gb e placa MX150) onde eu fiz dual boot do windows, que vem de fabrica, com o Manjaro. O hardware ta funcionando do jeito que eu esperava, porem, como ja é de costume, pra mim, o windows tende a estragar a experiência de usar um pc.
Ontem eu tava no windows, jogando, então o notebook simplesmente desligou, de forma abrupta, como se tivesse tirado a bateria e tirado da tomada, quando eu fui reiniciar, notei que o teclado não funcionava mais, só a tecla de ligar funcionava, então eu tive que conectar um teclado externo para poder usar, que pegava de boa, depois de reiniciar mais umas tres vezes o teclado voltou a funcionar.
Fui da uma pesquisada sobre isso e vi que é um problema comum dessa linha, 300, que começou desde o 320. Sobre ter desligado eu ainda não descobri o motivo, mas sobre o teclado eu descobri que o driver dele tem uma certa incompatibilidade com o windows, e se for atualizado, como eu fiz, o teclado deixa de funcionar de novo.
Então sim meus amigos, o driver do teclado interno do notebook que veio com o windows, é incompatível com o windows e ■■■■-se kkkkkkkk.
Vale dizer também que quando eu liguei o teclado não funcionava no grub e quando, depois, eu selecionei o Manjaro, ele não iniciou, então eu não sei ate que ponto o windows interferiu, por mais que eu saiba que ele tem uma incompatibilidade.
P.s. Hoje o note ja ta todo normal.