Minha experiência é derivada de 10 anos de trabalho em empresa de economia mista. Também é conhecida por ser o pior dos dois mundos, pois não pode comprar um parafuso sem licitação e também não pode distribuir bônus para os funcionários, todos CLT admitidos via concurso. Nosso lema era ser McGuyver, conseguir resolver os problemas com os poucos recursos que eram disponíveis. O salário era bom mas se quisesse um escaninho para a mesa, tinha que comprar do bolso. Daí um diretor aparecia com dinheiro no exterior, e no táxi já ouvia que os funcionários da empresa eram corruptos, sendo que a imensa maioria era honesto e cumpria os procedimentos principalmente porque não queriam ser mandados embora (incompetência não causava demissão, mas corrupção em qualquer nível sim).
Eu não sei qual sua experiência com o setor público, mas deve ter sido ruim pelo enfoque totalmente negativo sobre os funcionários. Enfim, pode acontecer… Só espero que não seja apenas repetição de um senso-comum negativo sobre o assunto.
Obs: A situação não está caótica. Os níveis mundiais vem mostrando sucessivas melhoras para a vida das pessoas. Vi um vídeo bacana sobre o assunto mostrando que no geral as pessoas acham que o mundo está pior do que realmente está.
Como eu falei, já tá intrínseco na cultura brasileira, o cara já é doutrinado na faculdade à usar software proprietário, muito difícil alguém querer buscar uma alternativa dessa forma.
Acho que depende do lugar e do orgão. Por exemplo num concurso que vai ter na prefeitura da minha cidade, se exige conhecimentos em Linux e Libreoffice para todos os cargos no edital. Então teoricamente não seria necessário treinamento pros funcionários que estão ingressando.
Vamos ver se final da tarde, ou depois das 22:00 consigo te chamar no Telegram pra te contar umas novidades.
Sim e não!
Muito poucos, mas andei vendo nos últimos 3 anos, vários editais pedindo conhecimento em SL, sendo q inclusive minha amiga me contratou para lhe ensinar o q estava no edital.
Segundo o deputado, embora sejam gratuitos, os softwares têm gastos de manutenção e atualização que precisam ser computados.
Até hoje não conheço NENHUM usuário comum que tenha utilizado Linux e tenha conseguido quebrar o sistema. Usuário comum abre navegador de internet, office e algum programa necessário para efetuar seu trabalho corretamente. Idiotas como eu SIM quebram um sistema por mera e pura curiosidade ou por DIY.
Então neste caso, a manutenção do sistema são muito menores do que se comparadas com qualquer software que muitos sabem um pouco mais que o mínimo e que se pode baixar “aquele programinha bacana” em qualquer site por aí.
E, além disso, os fornecedores de softwares livres não dariam assistência no nível necessário pelo governo.
Já ouvi tanta coisa sobre os atendentes do suporte da MS que eu acho que neste caso, ou eles contratam pessoas especializadas (Que poderiam também contratar para o Soft Livre!) ou vira o jogo da sorte de conseguir ser atendido por alguém da MS com no mínimo boa vontade.
Mas se é suporte que eles querem, podem contratar a Canonical que acredito que tenha um serviço de suporte melhor do que a MS.
O deputado quer que a revogação permita a escolha por softwares livres ou proprietários caso a caso, dependendo das circunstâncias e do que seja necessário – inclusive pensando, segundo ele, na proteção dos dados que precisem de sigilo.
Só porque é proprietário garante o sigilo!? No meu ponto de vista, neste caso, a popularidade é quem destrói o sigilo e não a troca por um software pago.
De fato, a pessoa que solicita este tipo de lei não tem argumentos plausíveis para tal, mas tem muitos interesses pessoais, pode ser pura comodidade ou até mesmo um bolso um tanto mais pesado.
Ela tem escritório no Brasil? Que eu saiba, apenas uns poucos parceiros oficiais, que não acredito estarem capacitados a prestarem o tipo de serviço que a área pública necessita.
Sim, o problema é justamente a prova… ela não engloba o conhecimento necessário uma pessoa que assiste o Filipe Deschamps e tem noção de inglês gabarita a maioria delas, na maioria dos concursos as notas sequer são relevantes o que vale mais é a idade
Setor de TI? É o que mais tem
É exatamente o oposto, tem grandes profissionais no setor de TI, mas são uma minoria tão pequena que qualquer feito deles nunca é expressivo o suficiente
Eles tinham há um bom tempo atrás, hoje não sei mais… Inclusive ficava na Av Paulista em SP…
Mas então, é um pouco complicado falar, pois que tipo de serviço tão específico é este que eles precisariam? Será que a MS também prestaria este tipo de serviço tão específico?
Em questão de legalização e possibilidade de licitação, acredito que não tenham maiores dificuldades pois se não eles não estariam utilizando hoje em dia…
Na questão de suporte, confesso que não conheço como funcionam as questões municipais, governamentais e nem federais em relação a este tipo de serviço. Mas não consigo imaginar alguma necessidade de serviços tão específica que uma empresa capacitada e de menor custo não possa realizar com algum soft livre.
Coisa inerente da natureza brasileira. A “necessidade de sempre tirar vantagem de tudo” só complicam mais as coisa e criam a necessidade deste tipo de burocracia…
Me sinto envergonhado de afirmar isso…