Depois dela instalação não consigo acessar a BIOS!

Pessoal sou novo aqui, se alguém puder me ajudar! Gostei muito do que vi do Pop Os e pela segunda vez estou tentando usar ele no meu notebook, tentei a versão 20.04 e agora a versão 21.10. Oproblema que eu tenho é bom a BIOS do meu notebook Acer Nitro 5 simplesmente não acessa mais, o curioso que acessou depois que instalei ontem a versão do Pop Os 21.10, depois que consegui configurar o grub2 pq tenho o Windows 10 e o Linux Mint, parou de novo de acessar a BIOS.

Olá Adriano, tudo bem? Partindo do zero.
1- Você pode ligar o notebook e ficar pressionando várias vezes a tecla F2 até entrar na BIOS.
2- Ou manter pressionada a tecla F2 com o notebook desligado, cliquei no botão power mantendo pressionada a tecla F2 e mantenha assim até entrar na BIOS.
3- Caso as duas formas acima não tenham funcionado, você pode tentar fazer o reset da bateria do seu notebook, verifique o link abaixo para fazer o reset da bateria
https://community.acer.com/pt/kb/articles/5738-reset-de-bateria-interna-acer
4- Com o reset realizado agora é só tentar entrar na BIOS novamente das duas formas que sitei.

Infelizmente, esse problema com o Pop!_OS está recorrente, e já foi objeto de outros tópicos no Diolinux Plus:

Bios bloqueada após instalar Pop Os

BIOS travada após instação Pop!_OS - Acer Nitro 5

2 curtidas

cristian4560, vou tentar isso somente f2 não vai fica tela preta direto, muito obrigado! Se não der certo vou atualizar a BIOS!

1 curtida

Acabei encontrando mas não umvlw pela ajuda!a solução,

1 curtida

Blz, qualquer coisa da para testar abrir ele e desconectar a bateria da placa mãe, tenho um acer aspire 5, nesse modelo é bem tranquilo remover a tampa e fazer o processo, pelo menos eu achei bem de boas. Deve ter vídeo no YouTube sobre o nitro 5, não cheguei a pesquisar.

Tranquilo, já abri ele várias vezes pra limpeza!! Só acho essa BIOS estranha, já aconteceu de eu remover um SSD que tem o Windows 10 por exemplo e colocar outro pra instalar o Linux, sempre fazia isso no meu PC, aí colocava de volta o SSD do windows e TD certo. Nesse notebook o Windows não dava mais boot, ao colocar o SSD de volta!! Desconectando a bateria não terei nenhum problema??

Segurei o botão de desligar por 15s e o boot sumiu do Pop os e do Linux Mint, só entra no Windows!!!

Mas agora consegue entrar na BIOS? Confere as configurações da BIOS se está como antes, deve ter mudado. Tipo se você usava Legacy deve ter voltado para UEFI

Consigo entrar sim!! Na verdade sumiu o boot do Pop Os que TB tinha o Linux Mint, muito estranho!! Atualizei a BIOS e vou tentar de novo!! No caso não tem como eu transferir pro Linux Mint o boot pra ele gerenciar o Pop Os??? Sem formatar??

Bah, deve ter que fazer algo pelo grub, nunca mexi nessa parte ai… tenho Fedora e Windows instalado aqui. Fedora no SSD e Windows em uma partição do HD. Prefiro Gerenciar quem vai bootar pelo F12, deixo por padrão o Fedora, pois só estava usando Windows para jogar GTA que tem um desempenho um pouco melhor no Windows… mas já faz um tempo que deixei de jogar.

Muito obrigado pela ajuda… Queria usar só uma distro no caso o Pop Os em dual boot com Windows, mas tenho que testar ela, e além desse problema, encontrei outro, trabalho com o notebook, sou desenvolvedor de software, e tenho que instalar uma versão do Ruby antiga e o Pop Os tá bloqueando por questão de segurança!! Se pelo menos resolver o problema da BIOS uso ele pra isao pessoal!

Pois é, também não tive uma boas experiências com o Pop, apesar de gostar do projeto. Falando sobre o Ruby, utilizando o asdf não vai?

uma duvida que tenho:
a bios “sumiu” depois de instalar/configurar grub? ou já tinha sumido antes? ou não prestou atenção nesse detalhe?

Conseguiu resolver o problema da BIOS não e entrar. Instalei o os-prober e o grub-customizer no Pop Os, deu trabalho pra ele salvar a configuração tá bugado, aí depois consegui fazer boot no Linux Mint e TB instalei o os-prober e o grup-customizer. No Mint ele só reconheceu o boot dele mesmo, salvei o mbr de novo e reiniciei. Agora ficou dois grubs um pra cada sistema e o padrão do Pop Os, a BIOS consegui acessar!!! Kkkkkkkk não tenho ideia!! Eu pretendia passar o boot só pro Linux Mint mas ele não reconheceu o Pop Os, na BIOS ficou um bug no nomes dos boots, nada de mais

1 curtida

Olha acontece o seguinte, com Pop Os 20.04 tentei instalar ele ano passado aconteceu de não entrar mesmo, vc aperta F2 e fica uma tela preta e não sai disso, acaba não entrando na bios! Agora fui testar a versão 21.10 e depois da instalação entrou na BIOS, mas tinha um bug nós nomes dos boots, depois de reiniciar algumas vezes voltou o problema de não conseguir acessar a BIOS. É muito estranho, eu formatei pra a versão 20.04 pra testar se conseguia instalar uma versão do Ruby antiga e não deu certo, como não gosto da interface do menu dos programas dessa versão atualizei essa versão para a 21.10 e depois disso voltou a acessar a BIOS, vai entender kkkkkkk!!!

Possível Solução:
instalar a versão 20.04 e atualizar para a 21.10.

Dual boot:

Se vc tiver um dual boot e instalar o grub2, alterando o boot notei que às vezes se vc consegue acessar a BIOS ela para de acessar e vice versa!!

Solução se a outra distro não tiver o boot:

No caso eu estava com Linux Mint (dual boot com Pop Os no mesmo SSD) e Windows (em outro SSD). Depois de instalar o Pop Os, ao entrar no sistema eu instalei e configurei o os-prober e o grub2, aí consegui acessar o Linux Mint novamente, no Linux Mint fiz o mesmo processo de instalar o os-prober e o grub2 restaurando o boot dele instalando o MBR na partição de UFI dele. Como não consegui acessar a BIOS formatei novamente a outra partição e instalei o Pop Os 20.04 e atualizei para a versão 21.10, e não mexi mais no boot pq já tinha restaurado o do Linux Mint e a BIOS voltou a acessar!

Pelo que testei só a partir do Ruby 2.4.9!! Mas foi com o RVM!

1 curtida

pelo que eu saiba o systemd-boot mostra uma opção “reboot into firmware interface” para entrar nas configurações da bios.
ex.:

há não ser que o popos seja uma exceção.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.