Dependências vitais no metapacote do gnome no arch

Introdução

Bom, eu quero mudar de DE no arch, mas não quero fazer um “fresh install”, mais por motivos de aprendizado mesmo, mas sempre que eu tento desinstalar o gnome, meu sistema quebra.

Problema

Bom, para resolver isso, eu precisaria saber quais aplicativos são essenciais para manter o sistema funcional(pelo menos pelo terminal ate eu instalar outra DE) funcionando que estão no metapacote do gnome, se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

Nota: Ate agora eu só sei do NetworkManager e isso eu já arrumei(comecei a usar o connman, muito bom por sinal).

Au Revoir.

Na verdade, esse pacote gnome é um grupo de pacotes, não um metapacote.

Bom o que é essencial aí pra ter um ambiente GNOME bem minimal são os pacotes gdm, gnome, nautilus, gnome-terminal. Acredito que selecionando estes pacotes, todos os outros que são essenciais virão junto como dependências.

Mas é claro que se você quiser ter uma boa experiência com o GNOME, você vai instalar mais coisas. O que você tem que fazer é ler a descrição dos pacotes listados aí, e ver o que você quer. No meu caso, a minha seleção que eu faria ao instalar o gnome são esses pacotes que eu considero essenciais, pelo menos para mim:
baobab eog evince file-roller gdm gedit gnome-backgrounds gnome-calculator gnome-characters gnome-color-manager gnome-control-center gnome-disk-utility gnome-keyring gnome-menus gnome-screenshot gnome-session gnome-settings-daemon gnome-shell gnome-shell-extensions gnome-system-monitor gnome-terminal gnome-themes-extra gvfs gvfs-goa gvfs-mtp mutter nautilus networkmanager sushi totem xdg-user-dirs-gtk

Eu ainda instalaria o gnome-tweaks, que não está no grupo gnome mas que você precisa para fazer sua personalização básica do ambiente, como seleção de temas, fontes, etc. E a gnome-software eu deixaria de fora, pois prefiro o Pamac.

Você ainda precisaria instalar os drivers de acordo com a sua GPU (Intel, AMD, NVIDIA), codecs multimídia…

Eu recomendo você ler primeiro o guia de instalação, depois dê uma olhada no artigo do GNOME, e por fim veja algumas recomendações de pós instalação, tudo na Arch Wiki:
https://wiki.archlinux.org/title/Installation_guide_(Português)

https://wiki.archlinux.org/title/GNOME

https://wiki.archlinux.org/title/General_recommendations

2 curtidas

Bom, eu vou dar uma lida, muito obrigado! Mais uma pergunta, se eu removesse o “grupo de aplicativos” gnome, meu sistema estaria funcional?(obviamente pelo terminal, mas que de para instalar e atualizar pacotes)

1 curtida

De acordo com a Arch Wiki, você não consegue desinstalar um grupo de pacotes como se fosse um pacote qualquer:

Os usuários não podem desinstalar um grupo, porque instalaram uma lista de pacotes. Em vez disso, pacman -R nome_grupo tente remover todos os membros do grupo.

https://wiki.archlinux.org/title/Meta_package_and_package_group_(Português)

1 curtida

Sim, da ultima vez que eu tentei fazer isso, eu usei sudo pacman -Rsc gnome, se eu não me engano, só sei que depois eu não conseguia mais instalar nada e tive que fazer um ‘fresh install’

Um grupo de pacotes é apenas uma lista de pacotes. Quando você executa um sudo pacman -S gnome não é instalado nenhum pacote gnome no sistema. Na prática é o mesmo que você digitar individualmente o nome de cada pacote do grupo. Por isso não dá pra remover o pacote gnome juntamente com suas dependências, como se fosse um metapacote.

Porém, com essa opção -c que você usou, você marcou para a remoção todos os pacotes do grupo gnome. E com a opção -s você também removeu todas as dependências desses pacotes. Daí você acabou desinstalando também coisas que não deveria.
Por isso tem que ter muito cuidado ao usar esses comandos e ver quais pacotes estão sendo removidos.

2 curtidas

Então, na pratica eu talvez precise usar um sudo pacman -Rc gnome para remover todos os aplicativos do grupo… muito obrigado!