Demora na atualização dos pacotes AUR

Tenho vários pacotes instalados pelo AUR, incluindo alguns pesados: wine-valve-git, Qgis-LTR, FreeCAD, Android Studio, etc. Eles são bastante demorados para instalar, porém também toda vez que preciso atualizá-los (o que é constante) eles demoram praticamente o tempo que levam para instalar da primeira vez.

Até onde eu sei isso é normal. Em toda atualização é feito o download dos pacotes por inteiro e depois são instalados novamente na versão mais nova.

3 curtidas

Perfeitamente, @N1vBruno.

Quando o assunto é AUR, a compilação é o que aumenta o tempo da atualização se comparado com pacotes instalados via repositório oficial. O pacote é baixado, descompactado, compilado e, por fim, instalado.

2 curtidas

Como já dito, a maioria dos pacotes disponíveis no AUR necessitam de compilação para serem instalados, isso é o que faz demorar mais. Diferente dos pacotes que estāo nos repositórios oficiais do Arch, que já estāo compilados e sāo apenas instalados normalmente.

Será que tem como escapar disso?

Você pode verifificar se os aplicativos que vocês utiliza tem versões em Flatpak ou Snap.

Como normalmente não se encontram binários feitos por terceiros para o Arch, não tem como escapar, se não tem nos reposítórios oficiais do Arch, nem versão em Flatpak ou Snap, terá que recorrer ao AUR. Outra possibilidade é que se existir uma versão Web do aplicativo que você usa, passar a fazer uso dela, com o Chrome fica muito bom.

Recomendo ler o link sobre a opção ccache no makepkg

https://wiki.archlinux.org/index.php/Makepkg#Using_a_compilation_cache

1 curtida