Demora ao desligar Elementary OS

Bom dia pessoal!

Estou utilizando o Elementary OS 5.1 e estou passando por algo que me incomoda muito, toda vez ao desligar o notebook ele demora demais para finalizar. Ele sai do sistema e fica minutos naquela tela com o logo até desligar completamente.

As vezes isso também acontece ao bloquear a sessão, mas com um tempo bem mais curto.

Alguém está passando por isso ou já passou e conseguiu resolver?

Desde já eu agradeço a ajuda.

1 curtida

Olá @hCo isso é uma característica do Elementary, se você der uma pesquisada no Google vai achar uma penca de discussões sobre isso.

Existe a possibilidade de minimizar essa situação mudando algumas configurações.

:santa: :vulcan_salute:

2 curtidas

Ah, pensei que era problema na vm aqui, pois sempre que vou desligá-lo é uma demora danada, fiquei mais tranquilo agora.

2 curtidas

@eddiecsilva eu até vi alguns comentários sobre, mas imaginei que pudesse haver alguma solução para esse “problema”.

Caso você tenha alguma dica para minimizar isso, por favor me passe.

Valeu!

@hCo, fiz algo aqui que aparentemente resolveu o problema citado por vc. Instalei o elementary tweaks, que é equivalente ao gnome-tweaks.

Ao acessar o tweaks, nele tem duas opções sobre restaurar abas, uma é em arquivos e a outra em terminal, desabilitei as duas e pronto, o elementary os desligou quase que instantaneamente. Liguei a vm novamente só pra testar, pra ver se as mudanças realmente funcionam e foi a mesma coisa, desligou no mesmo instante.

Veja se fazendo isso melhora pra vc, aqui só desabilitando as duas opções de restaurar abas funcionaram bem.

2 curtidas

@StrikerFX opa, obrigado pela dica. Assim que eu chegar em casa irei testar.

Apenas uma dúvida, o Elementary Tweaks está disponível na loja de aplicativos, como acontece no Gnome, ou precisa ser instalado de outra forma? Caso não esteja na loja, você poderia me orientar?

Valeu!

Eu não me lembro se cheguei a pesquisar por ele na loja, fiz a instalação tudo por terminal.

Bastou rodar esses comandos em sequência:

sudo apt install software-properties-common
sudo add-apt-repository ppa:philip.scott/elementary-tweaks
sudo apt update
sudo apt install elementary-tweaks

Ao terminar de instalar, reinicie a sessão ou reinicie o sistema, eu preferi o sistema. Ao voltar, o tweaks estava instalado e pronto pra uso em configurações, caso o seu esteja em português, irá aparecer com o nome “ajustes”

1 curtida

@StrikerFX instalei aqui, fiz as configurações que você falou e aparentemente não resolveu muito, realmente deve ser meio que o padrão do sistema mesmo.

Estarei monitorando por esses dias e qualquer novidade eu informo você.

Brigadão pela dica e ajuda!

Abraço.

Abra o terminal e digite:

sudo nano /etc/systemd/system.conf

Modifique os valores abaixo para algo como 20s (eu coloquei 1s, porém o sistema ainda demora uns 5 segundos pra desligar, acho que vai do SSD/HD):

DefaultTimeoutStartSec=20s 
DefaultTimeoutStopSec=20s

Salve o arquivo e em seguida digite no terminal:

sudo systemctl daemon-reload

Aí vc desliga o sistema para ver a diferença.

1 curtida

Instalei o Elementary em dual com o windows 10, varia demais essa parte dele demorar pra desligar. As vezes é instantâneo, já outras a demora é absurda, vou testar as dicas do amigo ai e ver como ele reage. No meu caso uso HD ainda, nada de SSD.

@anon8037863 opa, obrigado pelo dica, vou testar por aqui.

@StrikerFX aqui estou somente com ele instalado e acontece a mesma coisa, as vezes desliga rápido e na maioria das vezes demora muito. No meu caso a instalação foi feita em um SSD.

1 curtida

@hCo, terminei removendo o Elementary, não consegui me adaptar nele, é um sistema lindo, mas os bugs dele ainda enchem a paciência, sem contar a falta de opções pra customização, além dessa demora pra desligar.

Estou de Mint 19.3, vou ficar com ele por um tempo, pois quero continuar na base ubuntu, ela é melhor para meus propósitos.

1 curtida

@anon8037863 fiz o que você indicou, testei por alguns dias e não resolveu.

@StrikerFX como eu utilizo o notebook para trabalho, essa demora ao desbloquear e desligar acabava me atrapalhando, além de ser chato, é claro. A minha intenção era mante-lo, mas acabei voltando para o Fedora. Mantenho Elementary OS em uma VM, pois gostei bastante dele, caso eu consiga alguma dica para reduzir essa lentidão eu informo por aqui.

Obrigado aos 2 pela ajuda!

Abraço.

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.