Dell travando e ficando com tela escura quando vejo YouTube!

Buenas gurizada que entendem bem mais que eu! :joy:

Estou tendo uns probleminhas que talvez seja fácil de resolver.
De uns tempos pra cá meu note está travando e ficando com tela preta, depois de alguns segundos volta ao “normal”. Uso o Mint 22 e o Brave como navegador e notei isso quando vejo aulas no YT.

Dell 3530 - Core i5 13a gen - 16Gb RAM

Boa noite, amigo. Tudo bem?

Se você não mudou nada no sistema, como instalar algum driver diferente, vale a pena conferir se o erro não está no hardware. Notebook gosta de dar problema com o cabo flat da tela, por causa da dobradiça.

Se não for isso, ou super aquecimento, sujeira na ventoinha, acredito que só testando alguma outra distro só pra ver se não é esse o problema.

Boa noite,
Mas olha, eu instalei o Cinnamon normal, não gosto de muita frescura, pois uso pra estudar. O note é novo e acredito que a dobradiça não é, porque ele fica aberto no suporte em cima da minha mesa. Como eu comentei esse coisa de ficar tela preta e travar um pouco é sempre que uso o YouTube. Apesar de ter 16Gb de RAM, desconfio que esteja relacionado com a memória.

1 curtida

Tá usando Wayland? Se sim, tenta por para Xorg

Se estiver em flatpak, tenta instalar o pacote Deb para ver se resolve.

Verifica se acontece com outros navegadores também.

1 curtida

o ytb tava botando video escuro para usuários não pagantes que usavam bloqueadores de propaganda. dá um confere aí.

1 curtida

Bah meu amigo, verdade, depois que eu instalei a porr@ desse Flatpak começou a ficar estranho o note e mesmo quando abro o Mozilla ele também trava as vezes. Me dá umas dicas como eu poderia desinstalar o Flatpak e por o pacote Deb que nunca fiz isso.
Obrigado! :facepunch:

Boa noite, eu uso o bloqueador nativo do Brave e não é os videos que ficam escuros é a tela toda :sweat_smile:

Esqueci de dizer que não sei se uso o Wayland ou o Xorg :melting_face:

na minha modesta opinião, vc dv ficar no xorg. o wayland ainda tem muito pra caminhar até se tornar usável. nem perco tempo com ele.

Ah, bom saber.
O boneco derretido sou eu, não o Xorg rsrsrs

Rode o comando ‘echo $XDG_SESSION_TYPE’ no terminal e o resultado será o que você está usando.

1 curtida

Apareceu X11

1 curtida

Até recentemente era da mesma opinião, inclusive quando instalei o Debian. Ao iniciar pela primeira vez, o Wayland iniciou como padrão e não consegui usar meus dois monitores satisfatoriamente. Tive então que passar a usar o X11 e forçar a resolução de um deles, o que não era possível fazer com o Wayland. Aí, dias depois, acabei descobrindo o real problema com o monitor, resolvi e tudo passou a funcionar perfeitamente. Coloquei o Wayland só pra testar e desde então estou com ele. Está tudo funcionado, e até agora não tive nenhum problema. Então irei tocando o barco assim.

2 curtidas

Tentou usar outro navegador? Tente com o nativo do sistema pra ver se acontece o mesmo problema.

1 curtida

creio eu, e não sei se estou certo, que os flatpacks e snaps não são reconhecidos pelo sistema operacional e outros programas. eles aparecem no menu mas parecem que estão fora do ambiente. por exemplo, quando usava firefox snaps não conseguia usar o plguin para acessar o banco do brasil e nem algumas extensões. pode ser a origem de seu problema. como rodam em chroot, ficam isolados do sistema.

3 curtidas

A sua placa é intel

Tente colocar na linha kernel do grub

intel_idle.max_cstate=1

E atualize o grub

sudo grub-update

oq esse parâmetro faz?

Higher C-states prevent wakeup from S3

In case you infrequently wake up to a black screen, but the system otherwise properly resumes with CPU pipe A FIFO underrun messages in the journal and limiting intel_idle.max_cstate=1 reliably prevents that, you can use Suspend and hibernate#Sleep hooks and cpupower-idle-set(1) to effectively control the C-state around the suspend cycle with -D0 and -E to not permanently run the CPU in the lowest C-state.

1 curtida

Eu acabei de desinstalar o Brave Nightly, acho que era esse o problema.
Vou analizar pra ver se volta a travar com o Mozilla nativo.

3 curtidas

Se gosta do Brave, pode tentar uma versão estável dele. Versões “nightly” são muito mais sujeitas a bugs.

2 curtidas