Somente trabalho, nada complexo que verdadeiramente necessite da placa gráfica. Depois vou te add no telegram pra tirar mais dúvidas
Pra mim tbm funcionou muito bem. obrigado!
Opa, boa tarde pessoal.
Eu recém comprei um Dell G15 i7 13 32GB e RTX3060. Veio com Ubuntu 22.04 LTS. E já esperava ter esse clássico problema de travar ou blackscreen depois de tentar logar.
Tentei de tudo! E acabei aceitando a sugestão do @diegorodrigues e instalei o LMDE 6 Faye. Com isso, parece bem ok e tá rodando bem liso.
Qualquer treta volto pra atualizar. E pra quem tem esse problema, eu perdi alguns dias tentando resolver, desde mudança de versão de drivers, até atualização de kernel e tudo sem sucesso.
Você usa este notebook ligado a um monitor externo via HDMI? Tenho um notebook Acer Nitro com uma RTX 3050 e por algum motivo, quando uso o monitor externo ele fica extremamente lento. Testei Arch, Debian, Ubuntu, Fedora, não faço ideia do que seja esses travamentos. Aguardo sua resposta, se você usar em outro monitor, possivelmente irei migrar para o LMDE.
Opa! Estou usando outro monitor em hdmi aqui. Mas, tive que seguir esse flow pra instalar o driver nvidia-550.
https://www.if-not-true-then-false.com/2024/linux-mint-nvidia-guide/
deu certo mn, n congelou nem nada? pq aqui sempre q instalo um driver acima do 530, o sistema congela n sei pq. por isso tô no LMDE 6 foi o unico q foi deboas
q bom q ajudei mn.
Obrigado @diegorodrigues, deu super certo e inclusive, nada de travar, está rodando mega liso. Sou programador/engenheiro de dados (golang, python) e tá dando pra autar bem de boas.
Obrigado pessoal.
Inclusive, tenho o LM ubuntu no desktop e agora o LM debian no note, e é muito próximo.
Nem é só especificamente esse notebook, a versão anterior dele o 5515, também tem muitos problemas com linux por falta de driver da fabricante.
Se caso ainda for útil, fiz um vídeo em meu canal do YouTube (Descomplicando seu Pc) ensinando a resolver esse erro passo a passo (no Ubuntu 24.04LTS) no Dell G15 5530. Pra quem ainda estiver enfrentado o problema acredito que o conteúdo pode ser de grande ajuda!