Deixar o notebook só com a tampa abaixada invés de desligar pode trazer problemas?

Olá pessoal, minha namorada tem um computador com win10. Ele está dando uns paus recentemente: As vezes no navegador a tela fica preta, ele da uns lag e por fim ele não desliga ao tentar desligado corretamente (a tela fica preta, começa a desliga, mas o cooler continua rodando e as luzes acessas). A maquina boa, i5, 6 GB Ram. A única coisa que notei é que a memoria ram tá sempre em 87, 90 %, isso por que ela nunca fecha o navegador e abre muitas abas. Ela também não tem o costume de desligar a maquina, sempre deixa só com a tampa abaixada (sem suspender). E fica ligada por dias a fio.

Será que esses problemas tem a ver com isso do computador ficar sempre ligado? Deixa a maquina ligada muitos dias sem parar pode danifica-la futuramente? O que vocês acham?

1 curtida

Não sou o melhor dos melhores com a parte técnica, mas por experiência própria.

Um notebook meu ficava 24 horas ligado 6 dias na semana, pois eu usava como “servidor”, o mesmo nunca teve nenhum problema desse tipo.

Faz a limpeza dos arquivos temporários e vê quais os programas realmente estão utilizando mais da memória através do monitoramento, também tenta limpar o cache do Google.

Já tentou desligar ele de maneira “forçada”?

2 curtidas

O meu notebook eu deixava ligado intencionalmente. Eu via muitos problemas de fadiga térmica dos componentes e escolhi deixar ligado quando fazia uso esporádico. Também evitava de ficar subindo e descendo a tampa, pois o cabo flat do monitor também é propenso a fadiga e rompimento.

Apenas necessita atenção especial à limpeza da ventoinha (fan), que em um ano já pode apresentar muita sujeira.

2 curtidas

realmente a computadores usados como servidores e os mesmos não acarretam problemas. Se com “desligar de maneira forçada” você que dizer segurando o botão power eu já fiz isso; na verdade é a única maneira de desliga-lo.

1 curtida

o que seria esse componente fan?

Esse notebook dela não está com a opção de início rápido ativada?

1 curtida

fan, ventoinha, cooler, ventilador. Na verdade é limpar o sistema de resfriamento do processador e limpeza geral internamente.

1 curtida

vou dar uma olhada e desabilitar pra ver se da certo

Isso às vezes dá problema ao desligar notebook:

https://br.answers.acer.com/app/answers/detail/a_id/33827/~/como-ativar-%2F-desativar-a-inicialização-rápida

1 curtida

No meu caso eu usava um dual-core com 4 gb de ram como host de minecraft, mas no seu caso a utilização poderia realmente ser o que nossos colegas falaram antes.

1 curtida

Acho que não é isso. Costumo trabalhar no limite, minha esposa também, realmente precisamos de mais RAM, porém o sistema não congela nem nada. Sentimos o “peso” apenas.

1 curtida

Eu costumo “travar” o cooler com palito de dente e passo os aspirador por toda entrada de ar e frestas. Faz anos isso. Acabo mantendo limpo. Já abri pra trocar componentes e estava limpo ao menos. Claro que depende também da exposição ao pó do equipamento.

Antigamente um professor falou sobre segurar o cooler, pra evitar que ele rotacione numa velocidade acima do projetado e provocar desgaste.

Acabei criando o hábito, na hora de aspirar a casa já aspiro os notebooks por baixo e laterais.

1 curtida