Definir posição do aplicativo e em qual tela ele deve ser aberto

Bom dia pessoal.

Espero não estar ferindo nenhuma regra ou a inteligência dos participantes com esta questão pois é minha primeira pergunta no fórum.

Então vamos à explicação.

Sou programador e resolvi trabalhar no linux buscando me aprimorar, nos últimos 2 meses passei entre ubuntu, mint e pop_os tentando definir qual seria a minha distro e acabei optando por utilizar o pop_os 20.04. Como podem ver sou iniciante nesse mundo mas tenho algumas facilidades pelo trabalho que executo.

A minha dúvida é referente à abertura dos aplicativos especificando configurações para facilitar a organização da minha área de trabalho.

Porque isso?

Meu dia a dia envolve o uso de skype, discord, notable, dBeaver, team viewer, visual studio code (de 2 a 4 projetos simultâneos), insomnia, chrome, mongo compass, terminal, entre outros aplicativos.

Como um bom e preguiçoso programador gosto de deixar a inicialização desses apps automatizada e logo após os distribuo entre várias áreas de trabalho de forma organizada.
Dessa forma enquanto ligo a máquina posso buscar um café e quando voltar tudo estará aberto.

A questão é que não tenho nem ideia do que procurar e se ela é ao menos possível. Definir na config de um app ou do linux que na abertura do app específico ele deve ser posicionado na tela x, com tamanho y e na posição z.

Alguém saberia me dizer se, caso não exista algo pronto, isso é ao menos possível e o que devo estudar pra descobrir como atingir minha meta?

Espero ter lançado a dúvida na categoria correta.

Caso algo não tenha ficado claro estou à inteira disposição.

1 curtida

O programinha wmctrl talvez seja o que você esteja procurando. Pode dar wmctrl --help para ver todas as opções, mas as que parecem ser as importantes para seu caso são:

wmctrl -r 'TÍTULO' -t NÚMEROÁREADETRABALHO
wmctrl -r 'TÍTULO' -e 0,x,y,largura,altura

(número de área de trabalho começa em 0)

Ou seja, pode haver um script de inicialização nesse estilo:

skype & # & = rodar no fundo
discord &
# [...]
sleep 30 # dar um tempo pras janelas aparecerem - 30s nesse caso, ajuste a gosto
wmctrl -r 'Skype' -t 1
wmctrl -r 'Skype' -e 0,20,30,600,600
# fazer wmctrl para outras janelas aqui...
1 curtida

Se for um aplicativo gráfico, pode usar o xdotool
Eu uso em um script para abrir umas abas do Chrome:
Exemplo de script 1

Se for um aplicativo que roda em um emulador de terminal, a maioria
tem as opções de geometria. Exemplo em um outro script meu:
Exemplo de script 2

1 curtida

Era exatamente isso que eu estava procurando.

Muito obrigado pessoal