Defenda seu formato de empacotamento!

Fiz esse post com o objetivo de entender o motivo que leva você a gostar do formato escolhido, então considere que eu sou um desenvolvedor de um aplicativo que você gosta e esse app não está disponível, no formato, me convença a adota-lo (tudo hipotético), só existem 3 regras simples pra manter a ordem:

1. Não ataque outros formatos
  2. Não ataque pessoas
  3. Evite usar “Porque sim” ou “Porque eu gosto muito”

De resto, tudo tá valendo, pode ser qualquer um, Flatpak, AppImage, Snap, GN Bundle, Orbital Apps, i4l, Guix, 0install, Autopackage, Limba, Rox ApDir, Tarballs, DEB, RPM, PKG… ou o que você gostar mais

Em primeiro lugar dou preferência aos apps no repositório oficial da distro (pela facilidade do comando no terminal ou store);

Em segundo lugar Snap quando é empacotamento oficial do desenvolvedor :white_check_mark: (pelo mesmo motivo do anterior facilidade);

Em terceiro quando não tem nenhum desses vou dos pacotes padrão da distro (.deb, .rpm, …) (Gosto do pacote pensado para o gerenciador principal da distro);

E por fim se não tiver nenhum desses, o AppImage (Por funcionar em todas distro sem precisar instalar).

No geral eu prefiro facilidade em instalar um app, quanto mais fácil melhor, e ao meu ver essa é a ordem de facilidade.

3 Curtidas

Primeiro pacote da distribuição que eu estou usando é claro que eu sei que tal formato não funcionara em todas as distros então formato universal prefiro o Appimage.

Eu não tenho favorito. Sinceramente uso qualquer um desde que o software esteja razoavelmente atualizado e não esteja bugado, dando sempre preferência para as versões oficiais do sistemas de empacotamento da distro.

3 Curtidas

Preferencialmente uso o que está disnponivel nos repositorios oficiais da distro. Segundo Snap ou Flatpak e em ultimo caso (desespero) aí tento appimage (já tive alguns problemas com eles)