Deepin está em baixa?

No último quinquênio, certamente duas distros foram constantes na vida dos iniciantes em Linux, o Mint, normalmente recomendado por usuários experientes aos novatos, e o Deepin que enchia os olhos de quem nunca sequer havia cogitado usar Linux em razão de sua beleza e praticidade.
Posso afirmar com relativa tranquilidade que provavelmente nos últimos anos foi o Deepin quem mais trouxe pessoas para o mundo Linux.
Todavia, desde sua grande última atualização o sistema operacional vem sendo alvo de muitas críticas e cada vez menos sendo usando (a julgar pelo número reduzido de reviews em blogs e no YouTube). Estaria o Deepin em baixa (não quero usar o termo “decadência”)?

Observação, se o ranking do Distrowatch servir de referência:

• Popularidade (acessos diários):
      1. Últimos 12 meses: 14ª posição (685 acessos);
      1. Últimos 6 meses: 16ª posição (598 acessos);
      1. Últimos 3 meses: 18ª posição (562 acessos);
      1. Últimas 4 semanas: 13ª posição (681 acessos);
      1. Última semana: 27ª posição (440 acessos).
1 curtida

Chega uma hora q beleza já não mais satisfaz os usuários.
Deepin nunca foi sinônimo de comodismo, nem nada parecido, na questão visual, basta ver que em cada versão, passava por mudanças visuais que Cinnamon ou qualquer outro nunca fizeram. Porém 1 característica sempre se manteve: é muito engessado.

Só q essa versão 20 desagradou demais, não só pela demora de sair, mais a quantidade de problemas. Por ex, a falta de tradução da Deepin Store atrapalha muito novatos, sem conta a dock, que agora o modo fashion, não é mais tão fashion. Me incomoda muito o fato de não poder + torná-la compacta, retirando todos os espaços entre os ícones.

É aquele famoso ditado, beleza não põe na mesa, Deepin podia ser bonito mais sempre foi problemático em muios aspectos, bugs, erros de traduções, quebras apos atualizações, interface congelando, privacidade (?)…

Acho que a bola da vez esse ano vai ser POP OS e Zorin, pelo menos são distros bem mais estáveis em suas versões betas e muito lindas.

3 curtidas

Quis testar o Deepin.
De cara: para entrar em live, precisei editar o menu, senão a ISO põe o sistema direto para instalação na máquina.
Isso feito, demorou pacas para o ambiente gráfico carregar.
Quando carregou, central de controle não abria.
Desanimei.

O Deepin é tipo o filme Prometheus, fizeram todo um hype, com uma versão comercial com as boas características do Android, abriram a documentação do tookit, migraram pro kwin… Tudo apontava pra virar uma plataforma concorrente direto do OS X pra no final ser só mais uma release pontual só mais bonitinha, isso sem falar que ignorou de vez o lado ocidental do planeta

4 curtidas