Deepin é um bom sistema pra uma iniciante que veio do windows

Tenho uma amiga que quer mergulhar no mundo linux, ela me perguntou qual sistema usar pq eu testei vários já, ela quer um fácil e simples pra novatos, eu to pensando em sugerir o deepin, por ser bem parecido com windows 11, mas assim, eu usei ele superficialmente, é uma boa pra ela, e até mesmo pra eu usar quando for formatar meu pc dnv daqui a um ano mais ou menos?

2 curtidas

Sim, ele é um dos sistemas mais amigáveis para quem faz um uso geral do PC e vem do Windows, claro que existem outras opções. Uma sugestão seria rodar em modo live no computador e você ao lado dela ir mostrando os detalhes do sistema. Pode também usar vídeos do YouTube, tem vários sobre o sistema.

1 curtida

:wave:t2:
Na minha opinião o Deepin é a Distro mais elegante e bonita que existe.
Mas explicar melhor como ela é, porque não assistir um vídeo né?

Os chineses são super criativos.
:vulcan_salute:t2:

3 curtidas

Gostei muito dele na real, só senti falta do compiz window, gosto mt desse efeito mas n tem nele, enfim, vida que segue

2 curtidas

Quem tem Compiz são o Elive e o Bodhi.

1 curtida

Só acho que o Deepin é um pouco limitado em personalização.

Na época que testei, não consegui nem mudar os ícones.

Contudo conheço pouco Deepin

1 curtida

Olha só, tem como instalar o “Configurações do Sistema” do KDE e habilitar os efeitos da área de trabalho.
O Deepin é Kwin e responde bem aos efeitos. Só não vem por padrão.
Pode dar uma conferida aqui.

Uma outra opção, mais fácil, que usei recentemente foi:

Insira as linhas abaixo no arquivo: nano ~/.config/kwinrc

[Plugins]
glideEnabled=true
magiclampEnabled=true
wobblywindowsEnabled=true

Após inserir estes códigos que ativarão os plugins de efeitos mais básicos, rode o comando a seguir para ativá-los dentro do KWin:

~> qdbus org.kde.KWin

Feito isto reinicie a sessão e seja feliz!

2 curtidas

Minha experiência com o Deepin 21.X.X foi muito ruim, sem contar a demora da nova proprietária em resolver problemas, principalmente a questão do idioma na Deepin Store.

Se tivessem mantido o visual da versão 15.11 e trabalhado na correção dos bugs, acredito q conseguiriam alcançar 1 público bem maior.

Atualmente é bem mais fácil.

1 curtida

Sim, se atrapalharam muito.
Mas parece que agora estabilizou.
Não uso mais a distro (também me decepcionou no lançamento da V20), mas acompanho um grupo no Telegram.
É uma distro que gosto muito.

2 curtidas

Eu achava o visual antigo mais bonito, tanto é que abandonei o sistema, além, do fato de ser rolling release melhor para o meu perfil de uso na máquina principal, mas, são questões de opinião, uma cosmética e outra de uso específico. Continua sendo uma excelente opção.

É que a proposta deles é ser uma espécie de “MacOS Open Source”, portanto, é engessado nesse aspecto de forma proposital para que o usuário use a interface gráfica concebida por eles, o que de certo modo, é o contrário do que estamos acostumados no Mundo Linux que prima pela experiência personalizada.
Eles querem replicar a experiência na qual se “abre o produto” e o mesmo já estaria pronto para uso por ser tudo pré-configurado “de fábrica” (não que na prática seja totalmente assim).

Sinceramente não sabia que a empresa desenvolvedora mudou.

1 curtida

Foi idealizado pela Wuhan Deepin Technology Company, mas a cerca de 2 anos foi comprado pela Wuhan Shenzhidu Technology Co

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.