Debian Testing ou Arch Linux?

Qual é a melhor rolling release :thinking::thinking:

Sem saber seus critérios, é difícil te indicar.

De qualquer jeito, teríeis vós um minuto para ouvir a palavra de nosso senhor e salvador, Arch Linux?

• AUR - Grande repositório de softwares de terceiros contribuídos por usuários.
  • Programas são atualizados assim que sai uma nova versão.
  • Várias variantes mais fáceis de instalar, se for seu gosto (Anarchy, Endeavour, Arco, Zeninstaller, etc.)
2 Curtidas

Eu darei uma olhada nessas distros.
Obrigado pelo seu comentário :crazy_face:

Excelente definição…hehehe

Mas respondendo ao tópico, é realmente algo muito subjetivo, o Debian Testing não é necessariamente rolling release, ele é quase isso, mas tem os pacotes atualizados junto com as versões pontuais do Debian Stable.

E o Arch, embora seja bleeding edge de uma forma geral, tende à ser mais estável que o Debian, mas, como falei, isso é subjetivo.

3 Curtidas

Concordo, não considero o debian testing um rolling release. Quanto a estabilidade, não conheço o Arch pra falar, mas o Debian Testing é muito sólido neste quesito, quase tanto quanto o próprio stable, mas com softwares com atualizações de features, em vez de somente as atualizações de segurança como no stable.

Eu utilizei o testing como desktop durante muitos anos, aproximadamente desde o Debian Etch até o Recente Bullseye. Só voltei ao mint como desktop principal porque o cinnamon anda bem ruim no debian atualmente, mas sempre me atendeu muito bem.

Eu comecei a fazer uma instalação do Arch recentemente, mas o processo de instalação dele me desanimou.

Cara, fica a seu critério, ambas são ótimas. Há 1 semana mais ou menos venho utilizando o Debian Testing, e Arch usei por um bom tempo, tanto o próprio Arch quanto derivações como Manjaro, Archlabs e Antergos.
Então alguns pontos:

• Tamanho do repositório: Em relação a repositório base da distro, acho que são praticamente iguais, se não me engano o do Debian ainda é maior. Mas como já falaram, o grande diferencial do Arch é o AUR, tu vai encontrar praticamente de tudo lá, lembro que quando usava praticamente não precisava compilar por conta própria nenhum pacote. Mas é aquilo, não é perfeito, você pode encontrar alguns pacotes não confiáveis e quebrados também, então é sempre bom checar o PKGBUILD. Em compensação o Debian também tem os .deb e alguns repositórios de terceiros.

• Facilidade na instalação: Sobre o Arch não tem muito o que comentar aqui, todo mundo sabe que aqui é onde muita gente já empaca de cara kkkk, não é que seja difícil, mas é o preço que se paga por montar o seu sistema praticamente do zero, o processo acaba se tornando um pouco mais complexo e demorado, mas seguindo um bom tutorial creio que não terá problemas. O Debian em contrapartida tem instalador gráfico, o que já facilita e muito o processo, então aqui é tão fácil quanto instalar qualquer outra distro.

• Estabilidade: Aqui tenho algumas ressalvas. O Debian não tenho como opinar no momento, até agora tá tudo tranquilo, mas nos fórums rola um divergência, alguns dizem que usam o sistema a meses/anos e nunca quebrou, já outros dizem que quebrou em algumas semanas. Então talvez dependa muito do teu uso.
    O Arch (até onde testei) nesse ponto tende a ser mais estável, usei por um bom tempo sem problemas. Mas é aquilo, ainda assim é uma distro rolling release, então em alguma atualização específica pode ser que apareça um bug aqui ou ali (ou até quebrar seu sistema, nunca se sabe), mas de novo por ser rolling release, as correções tendem a chegar mais rápido também. Diferente do Debian Testing, que apesar de ser meio que uma filtragem do sid, ainda pode ser que mandem um pacote quebrado, e somente da próxima vez que atualizarem que tu vai ter uma correção.

• Bleeding Edge: Nos dois tu vai encontrar pacotes nas versões mais recentes. Acredito que no Arch eles são um pouco mais recentes, mas o Debian não fica muito pra trás não.

Mas enfim, esse texto todo foi baseado no meu uso e pesquisas, recomendo testar ambas em uma VM (principalmente o Arch pra praticar a instalação) e testar um pouco. Veja o quão difícil é instalar os pacotes que tu geralmente utiliza e fique com o que mais te agrada.

Estou usando o Arch agora
usei o Zen Installer (um instalador gráfico do arch).
Mas estou com erro na instalação dos pacotes aur usando yay

Sabe como resolver?
E obrigado pelo seu comentário