Debian Instalação rede WIFI

Olá pessoal, estou tentando instalar o Debian 11 Testing em um notebook parado que tenho aqui em casa de 2gb de ram, dual core, irei tentar a versão XFCE pois irei usar esse notebook com o Debian para estudar o sistema, terminal etc… Mas no meio da instalação de rede eu escolhi normalmente meu wifi só que o sistema pediu para eu colocar uma “passphrase” “frase secreta” empaquei aí, já tentei de tudo e não descobri, pesquisei em alguns sites gringos e vi alguns falando que isso é uma key no roteador, procede essa informação? Qual a melhor versão Stable ou Testing para testar, estudar e me adaptar para mudar para meu sistema principal como usuário final também?
alterada alterada2

Seguem as duas imagens do erro que mencionei no processo de instalação.

1 curtida

Bom, de acordo com a segunda imagem, é só colocar a senha da sua rede, mas dá uma lida neste link e vê se esclarece algumas dúvidas:
https://wiki.debian.org/WiFi/HowToUse

Sobre a edição Testing ou Stable, eu iria de Stable. Tenho um laptop de testes que está com o Kali Linux (baseado no Dabian Testing) e bicho tem muitas atualizações, e, lembrando que por ser uma distro “de testes” (o próprio nome induz), alguns bugs podem ocorrer…

2 curtidas

Valeu man, vou dá uma lida nesse link, eu tentei a senha de rede e foi nem a pau. Mas vou ler aqui link que você me mandou e vou criar também o boot da versão stable, eu vi isso que a Testing pode ocorrer muitos bugs, lembro que logo no início que entrei no mundo Linux tentei usar o Debian e instalei pelo vídeo do Dio foi de boa, o único problema que tive foi que ele não reconheceu o wifi e ficou sem interface e eu fiquei desesperado no dia rsrs, mas vou testar a stable então. Valeu mano!

1 curtida

Quero colocar para meu pai usar também no computador dele, ele é usuário como a grande maioria que não trabalha na área ou não curte tecnologia, só acessa sites de notícias, youtube e netflix. Seria uma boa também o Debian Stable, quero migrar tudo aos poucos para Debian.

1 curtida

Cara, já que seu pai é o tipo de usuário KISS (Keep It Simple Stupid), eu iria de Linux Mint ou Kubuntu com umas leves modificações no tema do Plasma (tentar deixar algo “Windows Like”, saca?). Se quiser novos horizontes e, ensinar o básico a seu pai, tenta o openSUSE Leap com KDE

1 curtida

Valeu, vou fazer isso. Gostei do KISS (Keep It Simple Stupid), não conhecia. Vou instalar aqui para ele e esinar o básico para ele.

1 curtida

Nozes, bro. Se for usar o openSUSE, pode entrar em contato direto comigo pelo discord que ajudo (JG#3939), caso queira, é claro :slight_smile:
E sobre o KISS, é um acrônimo que vejo no reddit em alguns fóruns de tecnologia

1 curtida

Valeus bro, entrarei em contato, nunca usei o openSUSE. :slight_smile:

1 curtida

Olá :wave:t2:

Isso mesmo, a senha da rede Wi-Fi mas oque pode estar acontecendo para dar erros ao digitar esta senha, o layout do teclado… Por exemplo, minha senha wifi tem algo do tipo 1234-5678-abcd , oque pode acontecer é que uma destas teclas estaria mandando outra informação. Eu sugiro você fazer um teste, desativando a senha da rede Wi-Fi e depois de instalado, você volta a senha no Wi-Fi. Assim o Debian estara atualizado e já com o teclado configurado.

:pray:t2:

2 curtidas

Se você esta usando o seu roteador WiFi privado.
Então ele esta com a senha gravada na sua “etiqueta” sei la como chama aquilo.
Agora se você altero a senha de fabrica e não lembra você pode restaurar as configuração de fabrica do roteador.
Ler o manual para saber como resetar.

Falo desse aparelho

2 curtidas