Debian é uma boa alternativa frente ao mint?

Ola pessoal, estou pensando em migrar do mint para o Debian 10, gostaria que vocês me apontassem se é uma boa ideia, e se o Debian tem mais ferramentas e se é muito complicado o seu uso, quais as vantagens dele? vale lembrar que pretendo usar o Cinammon nele

1 Curtida

Acredito que a melhor alternativa é o Zorin (quem sabe, até o Pop_OS!). Ambos, usam a base Ubuntu.

Já o Debian, é algo mais “bruto”. Os pacotes não estão atualizados; além de, ter o problema com driver nvidia.

4 Curtidas

Acho que são públicos alvos bem diferentes. Se você quiser Cinnamon com Debian, talvez o LMDE (Linux Mint Debia Edition) seja um bom caminho. O Mint tem todas as ferramentas do Debian praticamente por se derivar do Ubuntu, que se deriva do Debian, e ainda acrescenta algumas outras que o Debian não tem.

Vantagem do Debian: Estabilidade principalmente, o sistema mantém o versionamento de pacotes por um bom tempo, trazendo atualizações de segurança e correção de bugs, o que deixa ele muito robusto ao longo do tempo. O Debian 10 de hoje, será uma “rocha” de estabilidade, daqui 1 ano por exemplo.

Fora isso, o Debian tem as mesmas características de maleabilidade que qualquer outra distro, basta você saber fazer as mudanças, na minha opinião.

4 Curtidas

Acho que, se você tem vontade de aprender, e não tem medo de “quebrar” o seu sistema de vez em quando, o Debian é uma boa maneira de aprender. Como já disseram sobre o driver Nvidia: tem que inserir repositórios, baixar o driver e talvez até mesmo aprender como inserir o driver “nouveau” em uma black list, para o driver proprietário funcionar. Alguns detalhes, como drivers mais recentes para hardware mais recentes também poderão ser um problema. Caso contrário, se você não tem vontade de “pôr a mão na massa”, melhor utilizar o que o @Dio falou, ou seja, utilize uma distro com base Debian. Assim, aos poucos você vai se familiarizando e, quem sabe, no futuro, aprender mais um pouco. Boa sorte!

2 Curtidas

Obrigado pessoal, pelo que pude ver, já estou em uma boa distro, e o Debian não tem nada de especial para que eu mude para ele, tinha me esquecido que o Mint é um descendente do ubuntu que é um descendente dele. valeu mesmo

1 Curtida

Dá para usar o cinnamon no Debian tranquilo (no site já tem uma iso disponível com o cinnamon). O Debian não é um bicho de sete cabeças, nem de longe é difícil. Só tem uma ou outra coisa que não vem instalada por padrão, como no Mint. E nem tem uma central de programas como o Mint, por exemplo.

A questão que você tem, nem sei se é em relação a distro em si. É, na verdade, qual seu tipo de uso e qual a proposta que você procura em uma distribuição. Por exemplo, se quer facilidade, estabilidade, pacotes super atualizados (distros bleeding edge) etc.

Para concluir, vou repetir o que sempre falo com alguém que faz uma pergunta sobre uma determinada distro. Você tem duas boas opções, e simples, de conhecer uma distribuição. A primeira é criar um live usb e testar. A segunda é instalar no virtualbox para ter uma experiência um pouco mais completa. A melhor pessoa para saber qual distro é boa para você é, obviamente, você mesmo. Então, teste e tire suas conclusões. :wink:

1 Curtida

Discordo, mas já que chegou a conclusão de que não precisa migrar, tudo bem.

2 Curtidas

Além do +, há outras distros que baseadas no Debian que fazem com que ele seja + amigável e já vem instalado com várias aplicações.

2 Curtidas

Bom pelo que vi, não tem nenhum diferencial para meu tipo de uso, procuro por distros mais completas e o Debian parece oferecer o mesmo que os outros para o meu uso

1 Curtida

Eu recomendo você usar o Deepin, nunca tive problemas com ele.

3 Curtidas

Dio já respondeu o que eu iria responder. O LMDE pode ser uma alternativa. Pena que não disponibilizam mais a opção com o MATE, que é uma interface mais leve para computadores com hardware limitado…

4 Curtidas

Atualmente estou utilizando o LMDE 3 com mate é só baixar pelo synaptic e selecionar o mate na tela de login, porém acho q está ainda na versão 1.16 e a atual se não me engano é a 1.22

3 Curtidas

Ambos se assemelham, um se ajusta melhor ao usuário final…

2 Curtidas

Digo que o Debian é menos user-friendly, mas para estudar (principalmente servidores) e ter um sistema mais sólido e estável eu sempro aconselho o Debian, mais para hardware mais novos acredito que ele não seja a melhor escolha, em relação á versão Stable que é a que vem como padrão, apesar de agora eu estar utilizando á versão testing.

1 Curtida