Debian duvidas qto a ISO DVD

Olá Pessoal

Sou iniciante Linux e já utilizei algumas distros e agora quero aprender um pouco sobre o Debian. Creio que vocês hão de convir que para inciantes, as ISOS para outras distros são mais fáceis de identificar do que as disponibilizadas pelo Debian, mas vamos a dúvida.

Neste link ( Index of /cdimage/weekly-builds/amd64/iso-dvd) mostra três isos, 1º, 2º e 3º. Creio que a primeira seja suficiente para baixar e gerar um pen driver bootavel, mas, caso eu baixe as três isos, posso fazer uma única iso com todas as versões e atualizações até a data informada?

Por inexperiência, baixei a terceira opção, mas não cria Pen driver bootavel. Por insistência, acabei baixando uma outra iso, sendo ( debian-testing-amd64-netinst.iso ) de 358 MB. Por final consegui criar o pen driver e instalar, e optei pelo Debian com Cinnamom, mas este versão de teste vem sem loja, sem synaptcs e ainda preciso ler mais sobre. Não consegui identificar qual loja seria ideal, a do próprio mint ou o gnome- software, enfim, quero fazer novo Pen Driver Bootavel com tudo para ir testando e aprendendo a utilizá-lo.

Desde já obrigado pela ajuda e orientação de sempre que podemos encontrar aqui.

Serial.com

0 Likes

Olá.
Eu tbm sou iniciante no linux mas vou tentar ajudar vc.
Qndo vou instalar o debian eu baixo o 1° dvd, esse já é o suficiente para instalar o sistema e utilizar normalmente.
Pelo q eu sei, os demais dvd’s são com todos os pacotes do Debian caso vc queira utiliza-lo sem internet (offline).
Acredito que de modo grosseiro é isso os mais experientes pdera, detalhar mais a respeito.
Espero ter ajudado.
Forte abraço.

3 Likes

Olá Padin

Obrigado pela resposta!

De qualquer forma vou baixar as três opções e criar uma única iso bootavel. Desta forma não precisarei baixá-las novamente e testarei todas as versões para ver qual será a melhor para minha utilização. Apanhando um pouco com Debian, mas chego lá :slight_smile:

Valeu!

Serial.com

0 Likes

@Serial.com, boa tarde.
A página de downloads do Debian é meio confusa mesmo, neste link:
https://cdimage.debian.org/debian-cd/current-live/amd64/iso-hybrid/
Você consegue baixar as imagens LIVE, que podem ser testadas antes de instalar, ou seja, com um pendrive ou DVD, vc consegue dar boot e usar o Debian e testar antes de instalar.
Neste link você ainda pode escolher as imagens (ISO) com ambiente gráfico Cinnamon, Gnome, KDE, LXDE, Mate ou XFCE. Escolha uma e baixe o arquivo ISO. Se usar torrent, vc tmb pode baixar por lá. Depois, acredito que vc já saiba disso, mas vai precisar usar um sofware para gravar/descompactar esse arquivo no pendrive ou DVD, se tiver dúvida nesse ponto podemos ajudar.

Boa sorte.

0 Likes

As outras se não me engano vem com alguns programas diferentes respectivamente, o 1º dvd é baseado em programas que a maioria dos usários instalam/uso (não tenho certeza), mas se tiver algum problema de hardware com essa iso recomendo baixar a iso nonfree…

1 Like

Olá Keviny

Obrigado pelo retorno!

Entendi que a primeira ISO, no caso DVD 1 é o suficiente, mas a questão é o aprendizado de como fazer a junção das três ISOs. Creio que isso sirva para outras situações.

O comando para juntá-las seria isso abaixo realizando pelo terminal? Se tonariam arquivos descompactados para ser gerado uma nova ISO? Essa é minha duvida.

cat debian-testing-amd64-DVD-1.iso debian-testing-amd64-DVD-2.iso debian-testing-amd64-DVD-3.iso > devian-Buster10teste.iso

Grato

Serial.com

1 Like