Debian com btrfs

Alguém tem experiência com btrfs no debian? Já está tão estável quanto o ext4?

Ja tive instalado, so vi diferença no boot, resto funciona normal
EXT4=1.30min
BTRFS=58seg~1.00min
O hardware e um Asus C8HM70-i com HD de 160GB

2 curtidas

Isso é interessante. No passado, eu havia visto alguns comentários sugerindo que o BTRFS geraria alguma perda de desempenho em comparação com o EXT4. Essa é uma das principais razões que me fizeram continuar com o EXT4 no Debian. Isso e o fato do BTRFS ser muito recente.

Acabo tendo a mesma dúvida do colega autor do tópico: chegou a hora de migrar?

2 curtidas

Eu acho que a melhor resposta pra isso e: vc precisa?
Pq no sistema com exceção do boot não muda em abrir e fechar pelo menos visivelmente, como fiquei 1 semana em casa filesystem acabei não vendo diferença

1 curtida

Eu só uso btrfs em todos os sistemas que uso. Faz tempo que não uso ext4.

No caso do Debian eu uso o testing com btrfs.

Faz mais de um ano que uso Btrfs, desde que comprei SSD. Usei alguns meses no Debian, e agora no openSUSE. Nunca tive problemas com esse sistema de arquivos durante esse período. O recurso nativo dos snapshots do Btrfs é uma das principais vantagens dele.

1 curtida

Eu uso BTRFS desde que ele foi oficialmente declarado como estável.
Tem alguns recursos dele que ainda esta em desenvolvimento(Não usar RAID5/6 por agora, veja o manual). Espere ate que RAID5/6 fique concluído.
Conversão de Ext2/3/4 e Reiserfs da seguinte forma:
https://archive.kernel.org/oldwiki/btrfs.wiki.kernel.org/index.php/Conversion_from_Ext3.html

Já faz uns 2 anos que uso ele de forma estável. Recentemente (6 meses?) adicionei uma nova partição ao volume e to usando bem hardcore mesmo, com snapshots, suspendendo o computador todo dia, as vezes cai energia, e tudo 100%. Uso o Gentoo , mas não vai ter diferença do btrfs com o debian 12, porque os dois estão usando kernel da série 6.1. O último problema que eu tive no btrfs que não foi culpa minha faz uns 5 anos, sem falar que o sistema ficou travado em somente leitura e deu pra eu salvar tudo que tinha.

Assim como eu recomendo usar partição GPT e inicialização em UEFI, se é disco sólido eu uso sistema de arquivos BTRFS.

2 curtidas