Debian 12 Bookworm traz firmware não livre

Debian 12 Bookworm acabou de ser lançado, trazendo vários pacotes novos e atualizados, mas como sempre, focado em estabilidade e segurança.

8 curtidas

Me pergunto se não está dando muita dor de cabeça com os users essa manobra de estar com o firm não livre.
Sei que foi votação e tal. Mas o pessoal mais radical deve ter chiado senão dropado de vez do debian.

Adendo.: Nem lembrava desse personagem do Toy Story, tive que ir atrás. hahah.

Não vejo reclamações, não. Botar firmware não livre na iso oficial foi um “mal” necessário.

2 curtidas

Não entendo pq decidem coisas úteis tão tarde… Será que e complicado ouvir os usuários/comunitários?
Algo obrigatório ficou sempre num certo “cantinho” por filosofia e quando e mais que necessário pensam em revisar sobre o assunto kkkkkk tbm sempre acreditaram no mito de hardware livre

Já estava na hora dos firmware não livre estarem na download “principal”.
Sempre foi um problema isso, o “principal” era sem os firmware não livre e netinst.
O que sempre acontecia quando baixava esse versão é que a pessoa precisa de internet para baixar os arquivos (por ser netinst) mas não conseguia pois sua placa de rede e wifi não funcionava. (por falta de firmware).
E achar o download que você quer no meio de tantas outras versões sempre foi um desavio, sem contar que o site no Debian é o site de distro mais confuso e desorganizado que já vi.

1 curtida

Firmwares não são drivers.

O @FillipeN respondeu acima por que os firmwares não livres são necessários. Já vi diversas pessoas tendo os problemas que ele mencionou.

1 curtida

Exato essa é uma realidade que perturba mesmo. Mas como disse: firmwares não são drivers, por isso que estão do Debian.

Antes não estavam na iso oficial.

Nem é necessário “dropar” de vez do debian já que ainda existe a ISO de código totalmente livre, se droparam é por pura infantilidade.

Tenho esse adaptador wifi “ID 2357:0107 TP-Link TL-WN821N v5/v6 [RTL8192EU]”. Consigo que funcione compilando o driver do mesmo. Ocorre que, sempre que instalo um novo kernel tenho que recompilá-lo. Com essa disponibilidade de firmwares não livres no debian será possível usá-lo sem precisar compilar o drive?

Geralmente se for de repositório git vc pode usar dkms pra automatizar sempre que mudar o Kernel, mas e bom vc testar fazendo a instalação do sistema pra ver se funciona ou usando livecd do debian 12

A inclusão dos firmware non-free na ISO é para resolver problemas iguais o seu.
Teoricamente você vai instalar é todos seu hardware vai ser reconhecido, como acontece no Ubuntu, Mint, etc.
O teoricamente é porque sempre existe a possibilidade, mesmo que muito pequena, de o firmware que você precisa não estar nem nesses non-free.
Os responsáveis pelo Debian querem que fique mais facil para o usuário iniciante usar, então essa inclusão é quase obrigatória para atingir esse objetivo.
Você sabe como compilar na mão ou como trocar para os repositórios non-free mas 99,99% das pessoas não tem a menor ideia de como fazer isso.
A maior possibilidade se isso acontecer com um iniciante é que ele baixe outra distro.

1 curtida

O Debian é uma distribuição sólida que está ativa há muitos anos. Por um lado eu fico triste de ter cedido à inclusão de código binário sem código fonte, pois eles não necessitam de usuários novatos para manter a distribuição. Mas por outro eu vejo como uma movimento para tentar minar a popularidade de outras distribuições ditas amigáveis por incluírem os firmwares.

O tempo dirá se valeu a pena fazer essa troca de princípios por popularidade.

2 curtidas

O problema é que “não ter” interfere na liberdade. Acredito que seja muito mais fácil e tranquilo aceitar um binário que conversa com um hardware especifico que não interfere em absolutamente nada na filosofia livre dos softwares.

Esse debate foi vencido. A realidade agora é que o suporte para firmwares ficou universal no Debian.

1 curtida

a realidade se impôs. sem o os apps non-free nossa ação fica muito limitada. fiquem no mundo da filosofia “sou livrinho da silva” e vejam se aquela placa wifi funciona? passou da hora de todo mundo contribuir e cada um ter seu valor. o debian viu que não podia ficar de fora…

2 curtidas