Debian 12 Bookworm acabou de ser lançado, trazendo vários pacotes novos e atualizados, mas como sempre, focado em estabilidade e segurança.
Me pergunto se não está dando muita dor de cabeça com os users essa manobra de estar com o firm não livre.
Sei que foi votação e tal. Mas o pessoal mais radical deve ter chiado senão dropado de vez do debian.
Adendo.: Nem lembrava desse personagem do Toy Story, tive que ir atrás. hahah.
Não vejo reclamações, não. Botar firmware não livre na iso oficial foi um “mal” necessário.
Não entendo pq decidem coisas úteis tão tarde… Será que e complicado ouvir os usuários/comunitários?
Algo obrigatório ficou sempre num certo “cantinho” por filosofia e quando e mais que necessário pensam em revisar sobre o assunto kkkkkk tbm sempre acreditaram no mito de hardware livre
Já estava na hora dos firmware não livre estarem na download “principal”.
Sempre foi um problema isso, o “principal” era sem os firmware não livre e netinst.
O que sempre acontecia quando baixava esse versão é que a pessoa precisa de internet para baixar os arquivos (por ser netinst) mas não conseguia pois sua placa de rede e wifi não funcionava. (por falta de firmware).
E achar o download que você quer no meio de tantas outras versões sempre foi um desavio, sem contar que o site no Debian é o site de distro mais confuso e desorganizado que já vi.
Firmwares não são drivers.
O @FillipeN respondeu acima por que os firmwares não livres são necessários. Já vi diversas pessoas tendo os problemas que ele mencionou.
Exato essa é uma realidade que perturba mesmo. Mas como disse: firmwares não são drivers, por isso que estão do Debian.
Antes não estavam na iso oficial.
Nem é necessário “dropar” de vez do debian já que ainda existe a ISO de código totalmente livre, se droparam é por pura infantilidade.
Tenho esse adaptador wifi “ID 2357:0107 TP-Link TL-WN821N v5/v6 [RTL8192EU]”. Consigo que funcione compilando o driver do mesmo. Ocorre que, sempre que instalo um novo kernel tenho que recompilá-lo. Com essa disponibilidade de firmwares não livres no debian será possível usá-lo sem precisar compilar o drive?
Geralmente se for de repositório git vc pode usar dkms pra automatizar sempre que mudar o Kernel, mas e bom vc testar fazendo a instalação do sistema pra ver se funciona ou usando livecd do debian 12
A inclusão dos firmware non-free na ISO é para resolver problemas iguais o seu.
Teoricamente você vai instalar é todos seu hardware vai ser reconhecido, como acontece no Ubuntu, Mint, etc.
O teoricamente é porque sempre existe a possibilidade, mesmo que muito pequena, de o firmware que você precisa não estar nem nesses non-free.
Os responsáveis pelo Debian querem que fique mais facil para o usuário iniciante usar, então essa inclusão é quase obrigatória para atingir esse objetivo.
Você sabe como compilar na mão ou como trocar para os repositórios non-free mas 99,99% das pessoas não tem a menor ideia de como fazer isso.
A maior possibilidade se isso acontecer com um iniciante é que ele baixe outra distro.
O Debian é uma distribuição sólida que está ativa há muitos anos. Por um lado eu fico triste de ter cedido à inclusão de código binário sem código fonte, pois eles não necessitam de usuários novatos para manter a distribuição. Mas por outro eu vejo como uma movimento para tentar minar a popularidade de outras distribuições ditas amigáveis por incluírem os firmwares.
O tempo dirá se valeu a pena fazer essa troca de princípios por popularidade.
O problema é que “não ter” interfere na liberdade. Acredito que seja muito mais fácil e tranquilo aceitar um binário que conversa com um hardware especifico que não interfere em absolutamente nada na filosofia livre dos softwares.
Esse debate foi vencido. A realidade agora é que o suporte para firmwares ficou universal no Debian.
a realidade se impôs. sem o os apps non-free nossa ação fica muito limitada. fiquem no mundo da filosofia “sou livrinho da silva” e vejam se aquela placa wifi funciona? passou da hora de todo mundo contribuir e cada um ter seu valor. o debian viu que não podia ficar de fora…