Debian 11 não contecta na internet

Fiz um downgrade pro debian 11 pra tentar rodar o openmediavault na minha carroça de 32 bits e ele não da resposta nos comandos apt update nem ping google.com, estou usando a versão por interface de texto e nenhum comando que o gpt me recomendou funciona pois não estão instalados, não tem nem o sudo instalado, vim de uma tentativa falha de usar o samba no debian 12 pois falaram que o openmediavault é mais fácil de usar, tentei mudar o dns e definir um endereço ip estático e nada funciona

Como foi que você fez esse “downgrade”. Uma instalação limpa com a ISO do Debian 11, ou literalmente tinha o 12 instalado, modificou os repositórios e fez downgrade de todos os pacotes?

Se for a segunda opção, saiba que isso não é recomendado. É melhor fazer uma instalação limpa.

O sudo vem instalado por padrão no Debian, assim como vários outros pacotes. Se esses pacotes básicos estão ausentes, há um problema com a sua instalação. É possível também que seu usuário esteja sem permissão de usar o sudo.

Eu recomendo que faça uma nova instalação. A propósito, por que teve que fazer downgrade para o Debian 11 para rodar esse openmediavault? Qual o problema com o Debian 12?

1 curtida

@Thiago12 ele n tem problema na instalação, a instalação dele foi feita pelo netinstall que é uma instalação mínima do Debian, ele não tem nem mesmo firewall.
Ele esta montando um servidor, você pode acompanhar isso nos outros tópico que ele abriu.

2 curtidas

Netinstall não tem sudo.

1 curtida

@GALO_DE_KALSA se vc conectar o cabo de internet fisicamente ele vai conectar, se for wifi você tem que instalar os pacotes para essa conexão antes.

1 curtida

Conecte um cabo de internet e em seguida instale os firmwares necessários para o WiFi funcionar, ou baixe uma iso não oficial do Debian 11 que já venha com firmwares não livres.

1 curtida

@GALO_DE_KALSA vc tem que usar o root e vc deve estar usando ele e não esta sabendo.
E se não esta no root você terá acesso a ele com “$ su root”, o root vai funcionar melhor do que o “sudo” após a conexão com a internet via cabo, se quiser pode instalar o sudo com “# apt install sudo”.

1 curtida

Ja tentei plugar o cabo e nada de se conectar a internet mesmo tendo feito outra instalação dele não passava na fase de redes, engraçado que a primeira vez pegava certinho, é possível que o netbook esteja sendo bloqueado pelo roteador após eu configurar o ip manualmente? De qualquer forma obrigado a todos acho que irei desistir

Mano do céu, resolvi o problema da rede desativando o wifi do celular, tendi foi nada

Ok, obrigado por trazer o contexto que faltava neste tópico.

Nesse caso, pode ser que esteja dando conflito de IP, isto é, o computador e o celular estarem com o mesmo IP. Verifique qual o IP está usando no Debian com o comando ip a. No smartphone, se for Android, vá nas configurações, procure a seção “Informações do sistema > Status”, encontre o IP do dispositivo lá.

Pior que não estava com o mesmo ip, do note terminava em 100 e no celular termina em 4, só se na hora o celular estava com ip diferente de agora